quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Alex Ferraz

Eterna?
A interdição de parte da área em torno do prédio do antigo Instituto do Cacau, atingido por incêndio há mais de 30 dias, além da supressão de serviços que funcionavam no prédio, como SAC e Restaurante Popular, seguem. A pergunta, socrática, é: até quando?

Essa Fifa é tão pobre e tão boazinha!
Vejo na mídia, de forma eloquente, reportagens sobre a oferta de trabalho voluntário para a Copa das Confederações e Copa do Mundo, no Brasil.
Os proponentes de tais serviços, sisudos, falam que as pessoas terão ganhos em currículo e coisas que tais, e ainda advertem que o regime de trabalho será rigidamente idêntico àquele prestado a empresas privadas, com ganho salarial.
Fico a pensar: por que tantas vantagens e isenções para uma entidade que, publicamente, sabidamente, é bilionária? Sim, pois a Fifa conseguiu isenção de impostos no país que cobra os mais altos impostos do planeta, o Brasil, desde hoje até 2015!
Sempre tive na minha concepção de voluntariado a imagem de tragédias terríveis, às quais, quem sabe, nem os governos teriam condições de assistir.
Mas trabalhar de graça para um evento bilionário? Isto é um deboche, principalmente em se tratando de um país onde a diferença entre o salário máximo do um servidor federal, ora em greve por MELHORES SALÁRIOS, em relação aos trabalhadores de um modo geral, pode compreender quantias que vão de R$ 20 mil aos míseros R$ 622 do salário mínimo. Uma piada. De extremo mau gosto.
Esta é a questão, hoje. Chegou-se a tal extremo na louvação do esporte futebol, que a entidade máxima deste setor se arvora a governante dos países onde instala sua competição maior (eivada de suspeitas de fraudes etc.).
Só mesmo idiotas podem concordar com tal autoritarismo, com tal boçalidade. A Fifa é bilionária, senhores. E ponto final.

Professores públicos
A APLB está com emocionante apelo na TV (mensagem paga) sobre a greve de quase quatro meses dos professores estaduais da Bahia.
Falam de tudo, lamentam muita coisa, mas em nenhum momento dão uma pista sobre o que será feito, a partir das constatações da greve, para tentar resolver os problemas cruciais do setor, além do aumento salarial.
Por exemplo, não tocam na questão das denúncias que sugiram ao longo do longo movimento, como as de professores que abusam de licenças médicas para não trabalhar, do péssimo ensino à noite e, mesmo, do fato de filhos do líderes da greve estudarem em colégios particulares, porque eles, os líderes, não acreditam na educação pública.
Desse jeito, nada vai mudar.

Frase
É estranho que, sem ser forçado, saia alguém em busca de trabalho (William Shakespeare)

Cadê os projetores?
Vejo na TV e na internet a belíssima iluminação que a prefeitura de São Paulo, regida pelo “pior prefeito do país” (piada!), colocou em ruas, monumentos e viadutos da civilizada capital paulista.
E aí me lembro do roubo, inexplicável, de TODOS os projetores de luz (belíssima, também) do Jardim de Alah, em Salvador. Como ficou isso? Quem roubou? Onde estão os projetores? Ninguém sabe, ninguém viu. Suspeito, hein?

Tribunal convoca juiz
A presidência do Tribunal de Justiça da Bahia, reportando-se ao processo administrativo nº 39581/2012, convocou o juiz de Direito Baltazar Miranda Saraiva, titular da 13ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais, para substituir o desembargador José Cícero Landin Neto, no período de 3 de setembro a 3 de outubro próximos.

Cabeça, que cabeça?
Reportagem na TV mostra que boa parte dos motociclistas baianos, desde o interior até a capital, não usa capacete.
Bem, considerando-se que capacete é para proteger a cabeça, tenho que assinalar que os infratores estão com razão: quem não usa capacete, não tem cabeça. Então, não há o que proteger...Lógico!

Erário eleitoral
A maioria está de olho nos cofres públicos. Vamos lá: os candidatos a vereador, na propaganda eleitoral, só fazem confirmar a máxima que diz que “promessa é dúvida”.
Boa parte deles discursa pedindo a reeleição para resolver problemas contra os quais bradaram e prometeram solução há quatro ou até oito anos atrás. É demais!

1 OAB - Com a proximidade da realização de mais um Exame da OAB, o JusPODIVM promove no próximo dia 7 de setembro, das 8h às 18h30, mais uma edição do Revisaço. Mais informações: www.juspodivm.com.br ou (71) 3371-2000.

2 TRE - As séries de vídeos produzidos pelo Núcleo de Áudio Visual do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) também estão disponíveis em áudio, através do endereço http://soundcloud.com/treba.

3 NATALIDADE - Assistência ao pré-natal, cuidados com o bebê, sexualidade na gestação, orientação nutricional, aleitamento materno e planejamento familiar. Esses são os temas do Curso de Orientação às Gestantes, realizado gratuitamente pela Unimed Salvador. Mais informações: (71) 2107- 8602/ 8695 ou [email protected].

4 VIOLÊNCIA - Com o objetivo de discutir o papel do município no combate à violência e a importância da Guarda Municipal para a cidade do Salvador, será realizado na próxima segunda-feira (27) o Seminário sobre Segurança Urbana, das 8 às 17 horas, no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Cabula.

5 BÚZIOS - Para celebrar os 214 anos da Revolta dos Búzios, o Fórum de Entidades Negras da Bahia promove a Caminhada da Igualdade 2012, no próximo dia 28, a partir das 15h, com saída no Campo Grande em direção ao Pelourinho.

Nenhum comentário: