quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Alex Ferraz

Dívidas
Mais um levantamento mostra novo crescimento do endividamento das famílias brasileiras. Mas não se avexem! Virá aí um mutirão para limpar o nome, chegará o Natal, novas dívidas, juros absurdos no cartão, nova inadimplência, novo PIB e por aí seguiremos. Até quando?
Chega de politicagem, vamos fazer sindicalismo!
As recentes greves ocorridas no País, a começar por aquela dos professores estaduais, na Bahia (diz Da Luz, candidato a prefeito, que foi resultado do aborto à candidatura de Alice Portugal no PCdoB), passando pelos funcionários federais e outras, deixaram claro que o modelo sindical brasileiro está viciado, atrelado a partidos políticos e dependente do poder institucional, não necessariamente, claro, o de Dilma.

Explico: os trabalhadores, ainda que com reivindicações muitas vezes justíssimas e exercendo o legítimo e inalienável direito de greve, foram e vêm sendo usado como massa de manobra para fins político-eleitoreiros.
De um lado, como ocorreu na greve da PM na Bahia, o líder nada mais tencionava do que lançar-se candidato a vereador com certeza de vitória. E aí está. De outro, Lula, Zé Dirceu & Cia manipulam a CUT que, por sua vez, manipula os trabalhadores para paralisações que têm como objetivo principal minar o governo da presidente Dilma (é isso aí. O resto é conversa pra boi dormir, e eles sabem disso).
Seja qual for o motivo político/eleitoreiro, a realidade é que o trabalhador brasileiro precisa, com urgência, criar entidades sindicais totalmente blindadas contra esse tipo de oportunismo. Isso é possível, embora difícil.
Nunca, jamais, iria aqui negar a legitimidade da maioria dos pleitos (embora reconhecendo que certos trabalhadores federais estão lutando por um caviar melhor, tamanha é a diferença entre o que ganham e o que recebe a maioria absoluta da população). No entanto, urge que as greves e outras manifestações estejam REALMENTE sob o comando dos trabalhadores e não nas mãos de meia-dúzia que se locupleta com favores oficiais e oferece seus serviços de capatazes da massa trabalhadora para manobras políticas. Ponto final.
Mutismo cretino
Esse tal direito de ficar calado, concedido aos depoentes da CPI do Cachoeira, pode até ser figura jurídica “legal”, mas me soa como uma cretinice absurda.
Na verdade, um deboche para com a sociedade. Só isso.
Quem quer essa desgraça?
No Afeganistão, ditos insurgentes talibãs decapitaram 17 civis afegãos porque eles cometeram o “crime” de realizar uma festa mista, ou seja, onde havia homens e mulheres.
E ainda me acham radical quando digo que prefiro a bomba atômica nas mãos de Obama do que com os Ahmadinejad da vida. Vade retro, satanás!

Furacão americano
A Flórida provou: o furacão Isaac está de olho em Romney. Que vigie muito bem esse republicano de uma figa! Hehehe...
Frase
O trabalhador só se sente à vontade no seu tempo de folga, porque o seu trabalho não é voluntário, é imposto, é trabalho forçado.
(Karl Marx)
Palavra de parceiro
Vi uma chamada para entrevista com Paulo Maluf, no canal Bandnews TV (rede fechada). Nela, o entrevistador perguntou a Maluf quais foram, na opinião dele, os dois melhores presidentes do Brasil.
Disse Maluf: “Juscelino, porque construiu Brasília e, mesmo que sem esse objetivo específico, integrou o Centro-Oeste ao resto País; e Lula, porque assustou a todos, que temiam o comunismo no Brasil, mas mostrou-se, inclusive para os grandes empresários, um presidente à direita, muito mais à direita do que Paulo Maluf”. Nada mais a dizer.

Estado de Sítio
Cantei a pedra aqui diversas vezes. Está aí: o governo chamou a Força Nacional para policiar o Distrito Federal.
O crescimento absurdo (mais de 50%) dos sequestros relâmpago e do tráfico de drogas parece não ser páreo para a PM brasiliense.
Imaginem o resto do País. Santo Deus, estamos rumo ao fundo do poço...
A fantasia florestal
Quase às vésperas da patética Rio + 20, quando o Código Florestal era objeto de tremendas discussões, a presidente Dilma assinou Medida Provisória muito bonita, com itens de satisfazer o mais radical defensor do meio ambiente.
Críticos disseram, à época, que essa atitude nada mais era do que uma fantasia para engabelar os folclóricos defensores da natureza que fizeram a festa no Rio.
Não deu outra: agora, a MP está sendo desmoralizada, desfiada, e tudo voltará à estaca zero. Vai levar este país a sério!
1 GESTANTES - O Centro Social Urbano de Pernambués promove o quarto grupo de gestantes da unidade, de hoje a 15 de dezembro. A ação integra as estratégias da Rede Cegonha, visando melhorar a saúde materna e dos bebês do bairro e região adjacente.
2 FILOSOFIA - Neste sábado, às 14h , na sala B3 da Faculdade 2 de Julho, Garcia, o professor Germano Machado dará aula de filosofia sobre “Hobbes e Pascal”. Logo após, o jornalista Nilton Manoel do Nascimento proferirá palestra com o tema: ”Quem Somos Nós?”.
3 DIREITO – A Faculdade Ruy Barbosa realizará a I Olimpíada Jurídica, disputa entre os alunos do curso de Direito, no dia 1º de setembro. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no NPJ - Núcleo de Praticas Jurídicas, nos campi da Paralela e Rio Vermelho.
4 REGISTRO - A erradicação do sub-registro civil de nascimento na Bahia é o tema do I Encontro de Mobilização Estadual, hoje, promovido pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

Nenhum comentário: