segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Alex Ferraz

Fantasias
A propósito dos recentes anúncios de verbas bilionárias, oficiais, para desenvolver o país, lembro um pensamento do poeta Alexander Pope, um dos maiores da arte no século XVII: “Aquele que diz uma mentira não sabe a tarefa que assumiu, porque está obrigado a inventar vinte vezes mais para sustentar a certeza da primeira.”

E o Google ainda não “view” nada!
Causou tremenda polêmica a divulgação, pelo Google, de fotos de Salvador no seu programa “Street View”, que mostra paisagens em 360 graus de algumas capitais do país, entre tantas outras grandes cidades mundiais.
O trade turístico baiano reagiu com indignação, principalmente depois que, através do Facebook, as imagens ganharam o mundo.
Motivo: além das belíssimas paisagens soteropolitanas (esta é, sem dúvida, a mais bonita cidade do País, infelizmente degradada por incompetência gerencial), o Google fotografou, claro, pessoas urinando na rua, degradação do Centro Histórico, lixo, buracos etc.
E, aí, volto ao trade turístico e sua indignação: vem cá, pessoal, o negócio é esconder a cidade no seu lado ruim ou unir forças para que degradação semelhante jamais volte a acontecer? Não vamos incorrer na injusta, diria mesmo cretina, argumentação (típica de governos dos tempos atuais) de que a “culpa” é da imprensa. Já disse e repito: a imprensa (e aí incluídos todos os meios de comunicação dos tempos modernos, a chamada mídia) não inventa. Divulga.
Então, o que corre mundo afora, agora, infelizmente, é a imagem real de uma cidade que poderia atrair milhões de turistas por ano mas que se enterra em buracos, lixo, selvageria geral.
Será que Londres, Paris, Roma ou Barcelona precisam esconder-se do Google Street View? Tenho certeza de que eu e aqueles que ora bradam contra o Facebook e o Google, e que bem conhecem tais destinos, sabem que não. A questão é ser, meus caros, e não parecer ser...

Ainda sobre o Google
Uma sugestão sobre os que se interessam em maquiar a imagem desta belíssima porém destruída cidade: obriguem o Google, através dessas liminares judiciais tão fáceis de conseguir, a usar o “photoshop” nas fotos de Salvador.
Então, onde houver alguém urinando na rua, que se coloque ao lado um sanitário público, para caracterizar a “má educação” soteropolitana; onde houver buracos, que o “photosop” ponha o asfalto que teima em não aparecer por parte da prefeitura.
E onde houver miséria, que se coloque uma bela e rica paisagem, inalcançável pela dita nova classe média brasileira, que não passa de milhões de endividados até o pescoço. Me batam um abacate!

E os senhores edis?
Vereadores são eleitos para representar a população da cidade (sic). No entanto, limitam-se a visitar, a convite, obras vitoriosas como a da Arena Fonte Nova.
No entanto, nunca pisaram, pelo que eu saiba, em lugares como as estações Pirajá, Mussurunga e Lapa, onde o povo que os elege é tratado como animal. Por quê?

Frase
“Quem pariu Mateus que o balance”  (dito popular)

Apenas uma informação
Revolta recente da Polícia Federal inclui reivindicação de aumento salarial, em meio ao qual estão os delegados.
Bem, esses delegados ganham, hoje, em torno de R$ 19 mil. Mas como é muito pouco, querem reajuste para R$ 26 mil.
Enquanto isso, no Bolsa Família...

Visitem antes que acabem (I)
Meu amigo e companheiro de rádio Emmerson José foi brilhante, ao comentar comigo a situação da Argentina: “Visitem antes que acabe”.
Eu coloquei o verbo no plural: visitem antes que acabem com ela.
A “era” Kirchner está destruindo o país, falseando dados, empobrecendo a todos, enquanto a família da presidente Cristina decuplica sua fortuna em cerca de oito anos. Um desastre.

Visitem antes que acabem (II)
Só para se ter uma ideia, o Indec, instituto oficial de informações econômicas, diz que um argentino pode alimentar-se com cerca de seis pesos por dia. A população, justissimamente revoltada, responde que só com 50 pesos por dia é possível comer dignamente.
Este mesmo instituto insiste que a inflação está em 8%, quando dados de setores privados, altamente confiáveis, apostam em índice de 28%, no mínimo. É ou não é o caos?

1 TURISMO - A solenidade de Abertura da 5ª edição do Encontro Nacional de Turismo da Bahia (Entur) será no próximo dia 22 (quarta-feira), as 20h, no auditório Xangô do Centro de Convenções da Bahia. A noite será marcada por homenagens a personalidades do trade que colaboraram apoiando o Entur desde sua primeira edição.

2 STOCK - Um dos principais eventos do calendário do automobilismo baiano, o GP Bahia de Stock Car será lançado oficialmente hoje, às 9h, durante evento no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. Na oportunidade, serão divulgadas todas as novidades da corrida para este ano e também o esquema de segurança para a prova.

3 CLÁSSICOS - Em parceria com a Biblioteca Pública do Estado da Bahia e com apoio da Fundação Cultural da Bahia, o Sesc realiza neste mês o CineSesc, projeto que levará à sala Walter da Silveira clássicos da cinematografia mundial, através da mostra Com o pé na estrada.

4 UTI - Os cinco primeiros leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral Menandro de Faria, na Estrada do Coco, entraram em funcionamento nesta sexta-feira (17) e já estão com pacientes. A UTI será inaugurada oficialmente no próximo mês.

Nenhum comentário: