sexta-feira, 5 de julho de 2013

A hora é agora


Escrevi aqui na semana passada de que o plebiscito proposto pela presidente Dilma é apenas uma forma do governo ganhar tempo e vencer o povo pelo cansaço. O comportamento dos políticos diante da situação não deixa dúvidas de que eles não têm o menor interesse em atender às reivindicações populares e estão muito certos de que haverá eleições no ano que vem, onde eles serão reeleitos e tudo vai continuar como dantes.

Um sinal bem claro disso foi a atitude do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, que requisitou um avião da FAB para ir com a noiva, familiares e amigos para o Rio de Janeiro, para assistir à final da Copa das Confederações. Quando o fato foi denunciado pela imprensa, ele se apressou em reconhecer o erro e pagar cerca de R$ 9 mil pelo voo, quantia que eu duvido que cubra a despesa de deslocamento do avião. E se não houvesse a denúncia, ele pagaria?

E como sempre acontece quando se levanta uma ponta de tapete político, as sujeiras vão aparecendo, e logo alguém lembrou que Renan Calheiros (o ladrão condenado que preside o Senado) também já usou avião da FAB para ir ao casamento da filha de um amigo. São poucos os delitos que chegam ao conhecimento do público, cometidos por quem deveria defender os seus interesses. Afinal, são os impostos pagos pela sociedade que geram os recursos com os quais são pagos os salários dos políticos, portanto, nossos funcionários.

A presidente também não demonstra abalo com o que acontece nas ruas. Das duas uma: Ou ela está muito segura de si ou ainda não percebeu a gravidade da situação. Mas ela deve estar apostando na velha tática de empurrar o problema com a barriga até que o povo se canse de lutar e volta à sua bovina rotina de pastar calado.

Eu que já vivi em um regime de ditadura militar e vi claramente o que é uma ditadura civil totalitária, e tenho pesadelos com a teocracia, sou forçado a apostar minhas fichas de liberdade nas novas gerações. Essa garotada que está nas ruas não parece ser do tipo que cansa facilmente e nem se rende aos encantos do poder, como o fizeram seus antepassados dirigentes da União Nacional de Estudante, que cooptados pelo governo vivem num silencio criminoso diante de todos os horrores que promovem no País desde os anos 80.

Essa rapaziada é mais inteligente, tem melhores ferramentas que fuzis e baionetas para derrubar este governo corrupto e acabar com esta corja de salafrários. É neles que aposto num futuro melhor para o Brasil, e peço desculpas por minha geração não ter lhes entregado um país melhor. Mas, como disse Vandré, “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim. E não dizemos nada. Na segunda noite, já não se escondem: pisam as flores, matam nosso cão, e não dizemos nada. Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E já não podemos dizer nada”.

Um comentário:

Joselito Oliveira disse...


Parabéns, excelente exemplo de conhecimento sua opinião a Juventude Brasileira,