sexta-feira, 19 de julho de 2013

Fiéis continuam celebrando Sant’Ana até a próxima sexta-feira



“Mãe da Mãe de Jesus, ó Sant'Ana, abençoai as nossas famílias, fortalecei o laço de amor que as une e dai-lhes a graça de crescerem na fé, no perdão e na oração. A Vós, ó Senhora, confiamos a grande família que é a nossa cidade de Feira de Santana. Amém!”
Com centenas de fiéis lotando a Catedral Metropolitana, começou na quarta-feira passada (17) o novenário em louvor a Senhora Sant’Ana, que se estende até o dia 25, com celebrações sempre as 19 horas. Os festejos serão encerrados na próxima sexta-feira (26) dia santo da padroeira da cidade e da Arquidiocese, começando com alvorada às 5 horas e culminando com procissão, no final da tarde, pelas ruas centrais da cidade.
         Os festejos contam com a participação de todas as paroquias da Arquidiocese e em cada noite um pregador discorre sobre um tema diferente para reflexão dos fiéis. Também o ofertório é um item diferente a cada noite, destinado a uma entidade social. Na noite de hoje, por exemplo, o ofertório será itens da higiene pessoal, destinados a Pastoral carcerária. Amanhã, cobertores para a Pastoral do povo de rua e no domingo fraldas geriátricas, para o Dispensário Santana e assim sucessivamente, sendo que na última noite o ofertório será de flores para ornamentar o altar.
         Após a celebração também haverá sempre uma atração animando a noite na praça, onde estão distribuídas tendas e barracas com comidas e artigos diversos.
A avó de Jesus será festejada até o dia 26 com uma programação variada. Às 5h acontece a alvorada com repique dos sinos e fogos de artifício. Em seguida, às 7h haverá celebração eucarística com presidência do vigário geral e pároco da Catedral, Monsenhor José Nery de Almeida. Às 10h, o Arcebispo Metropolitano Dom Itamar Vian preside a solene celebração eucarística.
A festa segue à tarde com a tradicional Procissão de Senhora Sant’Ana, às 16 horas, com a participação das paróquias da Arquidiocese. O encerramento será às 18 horas com pregação e bênção do Santíssimo Sacramento pelo arcebispo Dom Itamar Vian. Terá ainda animação da Banda Renascer.
         "Sant'Ana, Mestra e doce Mãe, da Feira augusta Padroeira.
Guiai Zelosa os seus destinos, no estrelato imenso da bandeira.
Abençoai os filhos que se orgulham de vosso nome bendizer e sede sempre protetora os que procuram vencer.
Vinde, ó Mãe de Maria, sacrossanta avó de Jesus, conservai a fé cristã, que a vossos pés nos conduz".
 

Nenhum comentário: