sexta-feira, 12 de julho de 2013




A “saúde” dos mortos
Um relatório preliminar da força-tarefa do Ministério da Saúde que apura irregularidades no Hospital do Câncer e na Santa Casa de Campo Grande, divulgado nesta semana, confirmou que, em pelo menos sete situações, essas unidades de saúde receberam dinheiro do Sistema Único de Saúde (SUS) para custear tratamentos de pacientes que já tinham morrido.

Saia justa
Por ser presidente da Câmara Municipal o vereador Justiniano França, que é evangélico, integra a Comissão de Honra da Festa de Santana, padroeira católica da cidade. Será que ele vai acompanhar a procissão e participar da Missa Solene?

Sampa se prepara para a Copa
A Polícia Militar de São Paulo vai comprar caminhões equipados com canhões de jato de água e de tinta, utilizados para dispersar multidões.
Segundo reportagem do jornal “O Estado de São Paulo”, a compra de quatro veículos do tipo “Riot Control” (controle de tumulto) são parte de uma licitação internacional para aquisição de equipamentos, anunciada pelo comandante-geral da PM, Benedito Roberto Meira. Segundo Meira, a ideia é ter os caminhões para a Copa do Mundo, em 2014, para o caso de acontecerem novas manifestações. Alternativa às bombas de gás lacrimogêneo (embora possa dispará-las), o equipamento lança também jatos de água com tinta para colorir a roupa dos manifestantes, facilitando a identificação dos que se envolvem com violência. De acordo com a reportagem, serão gastos U$ 30 milhões (R$ 67 milhões) na concorrência, que incluirá a aquisição de carros blindados para a Tropa de Choque, cartucheiras calibre 12 para incursões em áreas consideradas de risco, e dois robôs programados para desarmar bombas.

Jogo de Espiões
O Marco Civil da Internet, que trata diretamente do tema, vai completar dois anos no Congresso em agosto. A lei de proteção a dados pessoais está perdida nos corredores da Casa Civil. Com isso, vão surgindo sintomas da mesma esquizofrenia que assolou os EUA. O mesmo governo que repele a ação dos americanos adota medidas similares por meio da Agência Nacional de Telecomunicações. A agência criou um sistema que permite acessar os registros de todas as ligações telefônicas feitas no país. Passou a obrigar provedores a guardar os registros de acesso de todos os usuários para fins “criminais”. E está propondo nesta semana (por coincidência) norma que obriga empresas de telefonia a revelar à polícia a localização exata de qualquer usuário de celular, imediatamente e por mera solicitação, sem o controle do Judiciário. Não deveriam ser essas questões tratadas pelo Congresso? De onde vem a atribuição da Anatel para “legislar” sobre esses temas? Como lidar com a contradição entre o discurso libertário do governo e a prática exorbitante da agência? (OBS. a nota não é minha, embora concorde com as questões levantadas. Mas o gagá aqui esqueceu-se de onde copiou. Peço ao autor que me perdoe)

Não precisamos de cubanos
 
Médicos
“Acho válida a proposta dos médicos trabalharem dois anos atendendo no SUS antes de se formar. Mas acho que isso deveria ser discutido com os sindicatos, entidades de classe e universidades antes de ser anunciado como um decreto imperial com jeito de improviso para mostrar serviço. 
Acho também que essa medida só deveria valer para os que estudam em universidades públicas, afinal é a sociedade que paga por elas e é justo que ela receba um retorno, embora muitos médicos já atendam pelo SUS que paga preços miseráveis e injustos pelos serviços, diga-se de passagem. Os estudantes de universidades e faculdades particulares, desde que não sejam beneficiários do FIES ou Prouni, não tem porque se submeter a isso compulsoriamente”. (Victor Mascarenhas, no Facebook)



Censura
“Sucessivas leis aprovadas em países de governos populistas do Caribe e América do Sul preocupam jornais de todo o mundo. Elas preveem penas de censura ou prisão a jornalistas, ditadas por ‘conselhos’ de notáveis, e apareceram na chamada ‘regulamentação da mídia’. Costa Rica, Guatemala, Venezuela, Bolívia, Equador e Argentina já têm ou buscam as suas. No Congresso, os grupos de trabalho parlamentar ganharam forças em recentes pacotes de leis. PCdoB e PT são os partidos que desejam a revisão dos meios de comunicação. Em todos os casos citados, há uma similaridade ao proposto no Brasil: um debate político-partidário, e não amplamente social. Recentemente, o Congresso costa-riquenho aprovou lei de mídia que previa prisão de um a seis anos para repórter que denunciasse ‘Segredos de Estado’. Pressionado pelo povo, recuou há duas semanas. Segundo a ONG Repórteres Sem Fronteira, o Brasil é vice-líder no rank mundial de jornalistas assassinados em 2013. Perde para Síria e Irã, empatados. Com tiros de borrachas em repórteres, a PM vai tentando ajudar”.  (Blog Coluna Esplanada)

Idiota
Recuo
Noticiou-se esta semana que o Brasil paralisou as negociações com Cuba para a vinda de 6.000 médicos cubanos ao país e deve lançar um programa para atrair profissionais estrangeiros tratando Espanha e Portugal como países “prioritários”. Nem o Ministério da Saúde nem o Itamaraty explicaram as razões da mudança de planos.

Mídia “golpista”
“Então quer dizer que o governo americano espiona os brasileiros e o governo brasileiro só descobriu isso porque um veículo da “mídia golpista” denunciou?  Se é assim surgem algumas hipóteses: Seria o nosso serviço de inteligência incompetente a ponto de não descobrir isso? Será que a denúncia feita por veículos da chamada “mídia golpista” é mais uma manobra contra o governo? Será que denúncia e notícia da mídia golpista só vale quando é favorável? Aguardemos os próximos episódios”. (Victor Mascarenhas, no Facebook)

Bolsa Motel
Congresso
O Grupo de Cardiooncologia do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA/UEFS) e, por conseguinte, de toda a cardiologia de Feira de Santana, encaminhou seis trabalhos para o Congresso Brasileiro de Cardiologia, a ocorrer no Rio de Janeiro entre 28/09 e 01/10. Destes, três foram aceitos para apresentação. De um total de 1078 trabalhos recebidos pela comissão científica do Congresso, 156 foram aprovados para apresentação oral (dois do grupo feirense) e 175 para apresentação no formato de pôster (um do grupo feirense). Dos dois trabalhos aprovados para apresentação oral, um está na “Grande Final”, concorrendo com outros cinco trabalhos ao prêmio do melhor tema livre do Congresso. Acesse o link para ver os detalhes (Páginas 10 e 11):
http://jornal.cardiol.br/2013/maio/edicao/#/10/zoomed . As informações são do Dr. André Almeida.

Philosopher
Uma história judaica (Paulo Coelho)
O rabino Elimelekh havia feito uma bela pregação, e agora voltava para sua terra natal. Para homenageá-lo e mostrar gratidão, os fiéis resolveram seguir a carruagem de Elimelekh até que ela saísse da cidade.
Em dado momento, o rabino parou a carruagem, pediu que o cocheiro   seguisse adiante sem ele, e passou a acompanhar o povo. 
- Belo exemplo de humildade - disse um dos homens ao seu lado. 
- Não existe qualquer humildade no meu gesto, mas um pouco de inteligência - respondeu Elimelekh. - Vocês aqui fora estão fazendo exercício, cantando, bebendo vinho, confraternizando uns com os outros, arranjando novos amigos, tudo por causa de um velho rabino que veio falar sobre a arte da vida. Então, deixemos minhas teorias seguirem naquela carruagem, porque eu quero participar da ação.

Frase
Não trate como FIFA quem te trata como CBF” (Dr. César Oliveira)

Para-choque de Caminhão
“Tem menos imaginação que o mestre cuca do Mac Donalds” (coletado pela professora Lélia Vitor Fernandes)

Latim de botequim
“Absque argento, ex putarum”

_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_
Por hoje é só que agora eu vou ali ao SUS ver se consigo um tratamento padrão Fifa

Nenhum comentário: