quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Alex Ferraz

SERÁ?
Anuncia-se que móveis e eletrodomésticos estão mais caros desde ontem, devido ao fim da isenção do IPI. Ora, a dúvida é: será que eles ficaram mesmo mais baratos com a tal isenção? Acho que não. E, pelo visto, agora vão ficar ainda mais caros...

Frase: Os arquivos da policia são nosso único passaporte para imortalidade. (Milan Kundera)

A violência e a omissão dos "pacificadores"
A garota Rebeca, de nove anos de idade, foi estuprada e morta a cerca de 50 metros da Unidade de Polícia Pacificadora da Rocinha, no Rio. Mesma unidade onde trabalhavam os policiais que supostamente sumiram com o ajudante de pedreiro Amarildo. Aliás, dizem comentaristas de jornais cariocas, a PM estaria retaliando as acusações de ter sumido ao Amarildo fazendo vista grossa para tudo, inclusive, provavelmente, para esse estupro na sua vizinhança.
Em Salvador, são frequentes as queixas de moradores do Nordeste de Amaralina contra arbitrariedades cometidas por policiais da Base Comunitária de Segurança.
Bem, no caso Rio, sabe-se que as UPPs são resultado de uma fachada gigantesca, por trás da qual seguem, ainda que em outras plagas, os traficantes com seus negócios sempre em alta (o acordo, segundo denúncia da Tribuna da Imprensa, à época, teria sido firmado entre governo e crime organizado).
Em Salvador, não há suspeitas desse tipo. Mas em ambos os casos, fica claro que a Polícia deve ser muito, muitíssimo mais bem preparada para agir nessas situações. Não pode, por exemplo, achar que toda pessoa negra e pobre é um bandido. Não pode, por exemplo, espancar e até mesmo matar quem
 JÁ ESTÁ PRESO.
Claro que troca de tiros com bandidos é diferente. Aí é guerra, mesmo.
Mas tornar-se, em vez de pacificadores, uma nova ameaça para a comunidade, isso é inadmissível.

Insistem
em dever (I)

Levantamento feito pela Boa Vista Serviços mostra que mais da metade dos consumidores (56,4%) que saíram do banco de dados voltaram a se tornar inadimplentes após o prazo de um ano. A pesquisa é de âmbito nacional e foram analisadas as exclusões e inclusões no Serviço Central de Proteção ao Crédito – SCPC, desde setembro de 2011 até maio de 2013.

Insistem
em dever (II)

Observando-se o período dos três primeiros meses após a saída do banco de dados, 3 em cada 10 consumidores que limpam o seu nome voltaram à condição de inadimplência. Para a Boa Vista Serviços, "mais de um fator poderia explicar esse comportamento, mas a falta de planejamento financeiro mais rigoroso está na origem de todos eles."

Não é nenhuma
novidade (I)

Atualmente, fala-se muito no carro elétrico e diversos modelos já rodam mundo afora, saindo das linhas de montagem.
Porém, carro movido a eletricidade não é nenhuma novidade. Aliás, eles precederam o motor a gasolina, pois já rodavam, nos EUA, em meado dos anos 1800.

Não é nenhuma
novidade (II)

A descoberta do petróleo e a criação do motor a combustão, mesmo extremamente poluente, mudaram os rumos da indústria automobilística e, pelo visto, assim será até que se esgote a último gota do combustível fóssil. A Opep que o diga?

Espionagem
brasileira

Saiu na coluna do Cláudio Humberto: "Aécio Neves (PSDB) é mesmo o candidato mais temido pela presidenta Dilma e pelo ex-presidente Lula, mentor de sua campanha à reeleição. Todos os movimentos de Aécio são monitorados pela 'inteligência' da campanha do PT, incluindo discursos, entrevistas e sua agenda. Agora, as viagens do pré-candidato do PSDB sempre 'coincidem' com a visita, à mesma cidade, de vários ministros prometendo mundos e fundos."
METRÔS - A International Union of Railways escolheu a NT Expo – Feira Negócios nos Trilhos (maior feira metroferroviária da América Latina)  - que acontecerá de 5 a 7 de novembro, em São Paulo - para realizar o Fórum UIC South América. Mais informações: www.ntexpo.com.br
ACOLHIMENTO - Identificar as limitações da política de acolhimento de crianças e adolescentes em Salvador é o objetivo do “I Debate de Acolhimento Institucional: sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes”, na próxima sexta-feira (4), das 8h30 às 12h30, no auditório do Ministério Público Estadual (MP-BA).
INFÂNCIA - A Fundação Itaú Social e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) anunciam amanhã, em Salvador, os quatro projetos vencedores regionais do Nordeste.
CORDEIRO - A churrascaria Fogo de Chão (Rio Vermelho) lança, em Salvador, a 3ª edição do Festival do Cordeiro. O evento gastronômico que vai de 14 próximo a 1 de dezembro, traz à mesa baiana cortes exclusivos de carne de cordeiro no sistema rodízio de carnes.

Nenhum comentário: