quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Alex Ferraz

MORDOMIA
Da coluna de Cláudio Humberto: "Além dos R$ 10 mil pagos a Cuba por médico, o governo brasileiro banca também a hospedagem cinco estrelas de uma centena deles em Brasília, no Hotel Nacional, cujas diárias custam em média R$ 450." Pergunto eu: será que bebem cuba libre?

Frase: "A medicina é a arte do momento certo." (Ovídio)

Médicos zombam do valor da vida humana
O cidadão, com 80 anos de idade, sofreu um AVC em Ibicaraí. Lá, ficou dois dias procurando atendimento, até ser mandado para o Hospital de Base São Lucas, em Itabuna. Ao chegar, permaneceu por absurdas nove horas dentro da ambulância à espera de vaga. Morreu. A direção do hospital, friamente, alegou problemas burocráticos, pois não teria sido avisada a tempo da transferência.
Há algumas semanas, um homem morreu, enfartado, a menos de 20 metros do Hospital Salvador, na capital, bairro da Federação. Os médicos chamados para atendê-lo alegaram que, por razões burocráticas, não podiam deixar o hospital e fazer atendimento externo.
Razões burocráticas, falta de vagas, pura maldade humana. Tudo isso está junto e a maldade sintetiza as outras alegações. Além de mais médicos, além de equipamentos e hospitais, o que tem faltado na saúde pública (e privada, muitas vezes) brasileira é algo que deveria guiar todo ser humano, notadamente aqueles que escolheram a profissão que cuida de salvar vidas: falta de ética, total insensibilidade com o valor da vida das pessoas.
Sou do tempo em que meu pediatra, o saudoso dr. Chagas, ia em casa me ver e ainda recomendava à minha mãe, na saída: "Qualquer coisa, pode ligar para minha casa ou consultório, que virei na hora". E não éramos ricos nem famosos. Foi-se o tempo. Hoje, a vida de um ser humano não vale mais do que a de um mosquito da dengue esmagado.

Tortura
no aeroporto

A cidadã foi ao aeroporto de Salvador no último domingo. Na saída, dirigiu-se ao ponto de ônibus para retornar ao centro, mas teve que esperar das 12h às 12h45, já que os SEIS ônibus parados não se moverem até aquele horário.
Conversando, revoltada, com pessoas que se encontravam na mesma situação, ficou sabendo que funcionários do terminal aéreo sofrem esse tipo de tortura diariamente. E aí?

Tortura no
Shopping Barra 

Precisou do SAC do Shopping Barra para dar entrada no seguro desemprego, Saiu de casa às quinze para cinco da manhã e ao chegar lá já encontrou uma fila de mais de  30 pessoas. O sistema caiu, voltem no outro dia, e lá se vai um dia perdido.
Dizem que é assim todos os dias.

Tortura, enfim,
eterna

Por que os serviços públicos têm que ser tão ruins, neste país que bate recorde em funcionários públicos e arrecada mais de um trilhão de reais por ano em impostos? Por que temos que ser torturados toda vez que precisamos de um serviço públio? Por que, enfim, tanta maldade, desprezo e incompetência?

Essa foi
longe demais!

Na TV, a locutora faz a chamada para um programa especial que seria exibido logo mais à noite, tratando das expedições de máquinas e, futuramente, pessoas, ao planeta Marte.
A certa altura, ela solta a seguinte pérola:
-A sonda lançada pela Nasa vai pesquisar, inclusive, a possibilidade de vida HUMANA em Marte...Êita!

Desastres
naturais, mas...

Fico a pensar por que existem pessoas que moram, e com tranquilidade, em locais onde sempre há tornados, furacões, terremotos, e até no sopé de vulcões ativos. Gostam de viver perigosamente!
CONCURSO - Estão abertas as inscrições para o concurso de professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). São 37 vagas para as áreas de arquitetura, ciência da computação, engenharia, física e geologia, para as cidades de Barreiras, Eunápolis, Irecê, Jacobina, Jequié, Paulo Afonso, Salvador, Seabra e Vitória da Conquista.
BENIN - No mês dedicado à Consciência Negra, a Casa do Benin, administrado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), comemora 25 anos com uma programação especial. A celebração acontece amanhã e depois, na sede da instituição, na rua Padre Agostinho Gomes, nº17, Pelourinho. A entrada é gratuita e aberta ao público.
IPVA - Tem início hoje a realização das blitze do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no interior do Estado. Feira de Santana e Vitória da Conquista são as primeiras cidades a receber a operação de abordagem aos motoristas.

Nenhum comentário: