quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Pesquisa realizada em Feira é destaque em congresso internacional de Cardiologia



A importância da detecção precoce da disfunção cardíaca em pacientes submetidos ao tratamento para o câncer. Este é o tema de uma pesquisa realizada no Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), em conjunto com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), apresentada nesta semana no maior evento de cardiologia do mundo, o Congresso da American Heart Association (AHA)
          O coordenador da pesquisa, o médico André Almeida (foto), viajou até Dallas no Texas para apresentar o trabalho científico e não escondeu a felicidade em representar a cidade e o estado no evento mais importante da área, que reuniu 18.000 cardiologistas de todos os continentes. “É o maior congresso de cardiologia do mundo e existe a dificuldade de um trabalho de fora dos Estados Unidos ser aceito para apresentação neste congresso da AHA.  Neste cenário, a Bahia, está se fazendo representar com um trabalho original, proveniente de Feira de Santana, com todos os dados coletados e interpretados por pesquisadores brasileiros. Isto mostra a crescente relevância da nossa pesquisa”, comemorou Almeida. 
       Ainda de acordo com Almeida, participaram do trabalho os médicos Viviane Almeida Silva, Alberto Teófilo Souza Filho, Vinicius G Rios, Edval G Santos Junior, João Ricardo P Lopes, Samuel Fonseca, José de Bessa Júnior, Augusto Mota, bem como os alunos de medicina da UEFS, Daniel Cunha, Murilo Mendes, Danilo Miranda, além de outros médicos, estudantes, psicólogas, assistentes sociais, bioquímicos e enfermeiras, que fazem parte do Grupo de Estudos em Cardiooncologia da UEFS e do HDPA.

Nenhum comentário: