sexta-feira, 29 de novembro de 2013

E Lula! Não vai dizer nada?


         A declaração é atribuída ao ex-ministro mensaleiro José Dirceu logo após a sua prisão e de outros envolvidos no esquema do mensalão, como ele já devidamente julgados, condenados e presos. A declaração em tom de surpresa por parte do ex-ministro, deve-se ao fato do ex-presidente Lula ter dito quando o escândalo foi deflagrado de que eles enfrentariam o problema juntos. “Estamos juntos nesta companheiro”!

         Contudo, à imprensa Lula declarou que não sabia de nada sobre o esquema do mensalão, um sistema montado pelo PT para pagar propina a deputados para que votassem a favor de projetos do então presidente Lula, candidato àquela época à reeleição. Numa reunião ministerial, Lula inclusive chegou a declarar: "Eu me sinto traído por práticas inaceitáveis. Indignado pelas revelações que chocam o país e sobre as quais eu não tinha qualquer conhecimento. Não tenho nenhuma vergonha de dizer que nós temos de pedir desculpas. O PT tem de pedir desculpas. O governo, onde errou, precisa pedir desculpas".
         O esquema do mensalão só foi denunciado porque o ex-deputado Roberto Jefferson sentiu-se isolado, ameaçou os colegas de que não cairia sozinho, que se não salvassem a sua pele denunciaria todos os demais envolvidos e assim o fez. O silêncio de Lula pode acarretar em José Dirceu e os demais companheiros presos o mesmo sentimento que acometeu Roberto Jefferson. Até o momento Lula, que afirma não ter nenhum conhecimento do esquema montado para pagar o mensalão, está blindado pelo silêncio dos seus companheiros. Silêncio esse que poderá ser quebrado caso ele não faça algo em defesa dos mesmos.
         Enquanto o PT se debate nesta sinuca de bico, procura factoides para distrair a atenção da população desviando o foco do mensalão. E como a tentar justificar um erro com outro, aponta o seu dedo sujo para os erros do PSDB que, segundo acusa, teria montado um esquema parecido com o do mensalão em Minas Gerais.  A coisa já começa a render na imprensa. Mas, e daí? Isso apenas deixará mais evidente que tanto uns quanto outros, os políticos de um modo geral, gozam do merecido desgaste frente a opinião pública.
         Correndo por fora, a ex-ministra Marina Silva segue dando entrevistas, visitando possíveis aliados e levando a sua mensagem de uma reforma política ampla e irrestrita. Seus adversários que lhe negara o registro de um partido pelo qual poderia candidatar-se à presidência, fazendo forte concorrência a Dilma Rousseff, a provoca a todo momento para que ela declare que será candidata pelo PSB.
          Porém, Marina Silva de boba só tem a cara. Ela sabe que o candidato do PSB terá que ser Eduardo Campos. Ela está na legenda apenas para não ficar sem um palanque de onde possa levar o seu discurso político às populações. Num outro momento, caso ela consiga a sua legenda, ai sim, ela será candidata e com grandes chances de se eleger, porque os políticos que estão há décadas no poder estão em total descrédito.

Nenhum comentário: