sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Quem nos salvará?



 Os animais são seres criados por Deus e por isso merecem nosso amor, respeito e proteção. Doutrinas religiosas à parte, os animais estão na terra como parte integrante da natureza, assim como a espécie humana. Contudo, desde os primórdios da medicina, foram utilizados para estudo com o objetivo de entender-se a sua fisiologia, as patologias às quais estão sujeitos, sua similitude com as patologias humanas e a descobertas de formas de tratamento e cura.

Seres humanos também são utilizados em pesquisas, por livre vontade, forçosamente ou enganados. O continente africano é pródigo em pesquisas nada éticas ou seguras com seres humanos, e pouco se fala nisso. Aliás, as populações pobres do mundo inteiro são vítimas destes abusos, sem que ninguém saia em defesa delas.
O fato é que a pesquisa é necessária, para descobrirmos como tratar nossas doenças. E é graças à ciência que hoje, o ser humano vive muito mais do que vivia há 50 anos. Devemos sim, combater os abusos, as maldades, as atrocidades cometidas contra humanos ou animais de qualquer outra espécie, mas não podemos deixar de aprender como as patologias nos acometem.
Se os manifestantes que invadiram um laboratório de pesquisas e libertaram quase duzentos cães que eram utilizados em pesquisas, tivessem invadido, por exemplo, uma criação de gansos que são forçados a comer exageradamente para que o fígado cresça e aumente assim a produção de patê, eu até entenderia. Mas um laboratório de pesquisas científicas, é inadmissível. Eis os resultados da bravata: Dos 178 cães libertados a maioria foi abandonada ou vendida, até pela internet. 10 anos de pesquisas foram perdidos. O laboratório fechou as portas e 85 funcionários foram demitidos. Lamentável.
E nessa moda (agora é moda) de defesa de animais, em São Paulo, duas equipes de policias investigaram por dois meses uma denúncia de maus tratos a um gato. Uma inocente chegou a ser levada à delegacia. Por fim descobriram que um gato, que não seguiu o dono quando este deixou a casa, permanecia lá e miava muito. E não era de fome, porque o dono todos os dias passava por lá para alimentá-lo. Quantos crimes cometidos contra seres humanos estes policiais deixaram de investigar?
Enquanto isso, cientistas brasileiros aplicaram em quatro macacos rhesos a primeira dose da vacina anti-HIV desenvolvida por dois centros de pesquisa. Resultados preliminares sobre o potencial de proteção do imunizante saem em abril. “As pessoas não entendem o quanto a saúde dos animais está sendo cuidada aqui e quanto o teste pode impactar a humanidade no futuro. Esses animais são tratados muito bem”, dizem os cientistas.
Pode ser a salvação para milhares de pessoas infectadas no mundo inteiro. Mas vai que aparece um bando de malucos e resolve “salvar” os macacos que, diga-se, não estão ameaçados. O que acontecerá com os seres humanos que estão infectados?

Nenhum comentário: