terça-feira, 11 de março de 2014

Alex Ferraz

CINZAS
Uma dica para organizadores e assessores de camarotes do Carnaval em Salvador: em tempos de internet, que colocou no passado cartas e bilhetes, que tal encontrar uma fórmula mais cômoda de credenciar convidados totalmente pela rede, sem obrigá-los à tortura de imensas e calorentas filas? Houve alguns casos que beiraram o surreal, de tanta gente se amontoando.

Frase: Sabendo aproveitar, não vai faltar (dito popular)

Por que não cuidar da segurança no resto do ano?
Logo após a Quarta-Feira de Cinzas, percorrendo com um amigo a região da Barra, este me deu uma ótima dica para o comentário que agora faço: por que prefeitura e governo estadual não aproveitam algumas estruturas fundamentais para a segurança de baianos de turistas no Carnaval e as implantam definitivamente?
Por exemplo, os bonitos e potentes refletores que levaram tranquilidade aos foliões na Barra, Avenida Sete etc., e tranquilizam exatamente porque a iluminação inibe ladrões e baderneiros, poderiam, sim, ficar por todo o ano. Podem alegar "gasto de excessivo de eletricidade". Bobagem. Pagamos caro, caríssimo aliás, para uma iluminação pífia na maioria dos logradouros da cidade. E tais refletores poderiam muito bem substituir dezenas de lâmpadas convencionais que nada iluminam.
Também em alguns pontos as estruturas da PM poderiam ser permanentes, como os elevados, o que, mais uma vez, ajudaria na segurança.
E o trânsito, senhores, bem que poderia ter o ano inteiro a extrema e eficiente atenção que teve da Transalvador, notadamente na Barra.
Ficam aí as dicas para aqueles que REALMENTE se preocupam em oferecer mais conforto e segurança ao cidadão.

E por falar
nisso...

Um dos casos exemplares de redução de violência foi o ocorrido na Lapinha/Liberdade, onde a instalação da iluminação eficiente e forte praticamente zerou os casos de roubos e outros crimes, inclusive de morte, no local, no período carnavalesco. É crueldade retirar os equipamentos durante resto do ano.

A miséria
continua, sim. (I)

Esta coluna recebeu o seguinte e-mail: "No pequeno município de Araci, Bahia, cidade localizada no nordeste baiano, com 55 mil habitantes, os agentes de limpeza de ruas recebem apenas 200 reais POR MÊS para exercer o trabalho desgastante de deixar a cidade limpa, todos os dias."
 "Fazendo o contraponto com a realidade no Rio de Janeiro, onde os garis fazem greve por melhorias de condições de trabalho e aumento salarial para 1.200 reais mensais, os garis da pacata cidade de Araci se contentam com a ajuda de custo de 200 reais mensais."

A miséria
continua, sim. (II)

Aproveito a deixa para retirar aqui, mais uma vez, que esse lero-lero de redução da miséria é coisa de discurso oficial demagogo, com "base" em estatísticas e outros malabarismos do economês enganador.
No interior baiano, para não irmos mais longe, ainda há "salários" de 150 reais - ou menos! - para empregados da zona rural, incluindo empregadas domésticas.

Tudo em causa
própria  (I)

O PMDB (ele, de novo!) está em "guerra" com o PT, mas precisamente o governo Dilma. Ameaça, inclusive, abrir CPI para investigar escândalos na Petrobras.
Faz isso em defesa do povo, ouvindo a voz das ruas? Nananinha! É tudo para barganhar ministérios e outros cargos. Afinal, nesta reta final quanto mais grana, melhor, não? Hum...

Tudo em causa
própria  (II)

Triste do país cujos políticos "ameaçam" atitudes que deveriam ser firmes e sérias (como a defesa do patrimônio da Petrobras, por exemplo) não para tornar mais decente o Estado, e sim para, ao contrário, gerar mais indecências na busca pelo dinheiro fácil dos cofres públicos, oriundo de impostos absurdos arrecadados de forma voraz de um dinheiro tão difícil de ser ganho por nós, cidadãos comuns. Lamentável, mas real, e, parece, permanente.
ESCRITORES - Estão abertas as Inscrições para o IV ENEB - Encontro de Escritores Baianos, que será realizado de 24 a 26 de abril, na Biblioteca Pública do Estado (Barris).  O encontro tem a curadoria do jornalista e editor Roberto Leal e a coordenação do jornalista e escritor Carlos Souza Yeshua.
VACINA - A partir desta segunda-feira (10), a vacina quadrivalente contra o HPV será introduzida no calendário básico de vacinação para as meninas entre 11 e 13 anos e estará disponível nas unidades da rede municipal de saúde.
PÂNICO - A adoção do Dispositivo de Segurança Preventiva (DSP), popularmente chamado de Botão do Pânico, deverá ser a principal decisão da sessão temática pelo Mês da Mulher, dia 18 próximo na Câmara Municipal. O Projeto de Indicação nº 269/13, de autoria do presidente da Casa, vereador Paulo Câmara (PSDB), prevê a adesão do Município ao programa criado com o objetivo de atender às mulheres em medida protetiva, vítimas de violência doméstica.

Nenhum comentário: