sexta-feira, 14 de março de 2014

Alex Ferraz

ELE MENTIU
Há cerca de dois meses, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, garantiu, em tom de discurso de palanque, que o consumidor não pagaria os gastos a mais na produção de energia com as termelétricas. Ontem, o mesmo ministério anunciou que vamos pagar, sim. Um deboche!

Frase: Em 12 anos de “mudança”, caos absoluto na segurança, saúde e educação públicas.

O espantoso cinismo das autoridades

Estou em meias férias (por assim dizer), mas meu lado masoquista não resiste e vejo o noticiário da manhã. Aí, fico sabendo que em Sergipe centenas de crianças que precisam de cirurgia e só podem apelar para a rede pública estão sem atendimento, porque faltam médicos.
Ouço também que, no interior do Piauí, crianças recebem aulas no galpão de uma casa de farinha, sem ventilação (imaginem o calor do interior do Piauí!), sem vedação para o som externo, sem luz, e cujas “salas” são divididas por tapumes grotescos. Ah, sim: para completar, o transporte é feito em uma caminhonete velha.
Tem mais:no interior de São Paulo (estado mais rico da nação, não custa lembrar), milhares de alunos de escolas municipais – como em Franco da Rocha e Barueri) e também da capital ainda não receberam o kit escolar, apesar das aulas terem começado há quase dois meses. E muitos receberam apostilas velhas, como conteúdos já estudados no ano passado, apenas com uma capa nova.
Espanto maior é ver que as autoridades (ir)responsáveis por tais situações (secretários, prefeitos etc.) ouvidos pela reportagem dão as mesmas desculpas de sempre e prometem “estudar projetos para mudar a situação”. Um deboche que, infelizmente, encontra guarida passiva em uma população alienada, desinformada e a soldo de esmolas oficiais. Do jeito que certos diabos gostam.

Ainda sobre
o deboche (I)

Falo aqui de autoridades de TODOS os partidos, pois parece haver uma unanimidade cruel no pensamento da maioria esmagadora de prefeitos, secretários e outros governantes no que se refere à forma debochada como tratam problemas tão graves.
É sempre aquela história de “estamos providenciando soluções” e aí desfiam prazos surreais (meses, até anos) para a resolução de questões que, inclusive, JAMAIS deveriam estar acontecendo.

Ainda sobre
o deboche (II)

O que quero dizer: se houvesse um mínimo de responsabilidade no trato dos serviços públicos neste país, crianças de Sergipe NÃO deveriam estar esperando nada para serem operadas; estudantes do Piauí JAMAIS deveriam chegar ao ponto de ter aulas numa casa de farinha etc.etc. Mas...

Falando em
serviço público

Está passando a hora de se dar aulas de educação a boa parte dos servidores públicos que tratam diretamente com a população, através de órgãos e empresas públicas de todos os níveis de administração do País.
A constante má vontade, a cara feia e o deboche com aqueles que atendem (e que são quem lhes paga o salário) é assustadora. Será alguma doença?
Frentistas
envenenados (I)
Vejo reportagem chamando a atenção para que motoristas não insistam em encher o tanque de seus veículos “até a boca”, pois isso gera vapores de benzeno, entre outras substâncias altamente prejudiciais para a saúde dos trabalhadores em postos de combustíveis. Correto!

Frentistas
envenenados (I)

Porém, não ouvi uma só palavra (e cobro isso há anos, aqui) sobre a imediata necessidade de as empresas donas de postos fornecerem GRATUITAMENTE máscaras para seus empregados de pista.
Dinheiro não falta, porque postos de combustíveis fazem milionários em todo o Brasil.
REVISTA - Na próxima segunda (17), às 19h, será lançada a Revista de Saúde do Hospital Santa Izabel (HSI), no Salão Nobre da instituição. A publicação científica trimestral tem a tiragem de 1.500 exemplares e foi criada com o objetivo de documentar o conhecimento científico produzido pela comunidade médica do Hospital, através de artigos e estudos de casos das especialidades médicas.

OFICINA - As inscrições para a Oficina de Comunicação (Oficom) "Telejornalismo:  texto e apresentação em telejornal" foram prorrogadas e a oficina foi  remarcada para os dias 5 e 12 de abril, das 8h às 16h, no Centro  Universitário Unijorge, localizado na Av. Paralela. O evento, que será  ministrado pela jornalista e escritora Aline Castelo Branco, está  sendo promovido pela CF Comunicação e Gama Comunicação, com o apoio do  Centro Universitário Jorge Amado.

LIVROS – Nesye domingo,  a partir das 9h, a União Baiana de Escritores, no seu espaço na Feira Mensal de Livros do Campo Grande, lançará o livro de poesias "Um Grito em Poemas", da escritora e compositora unense (Una/BA) Claudia Santos.

Nenhum comentário: