segunda-feira, 20 de março de 2017

Dia Internacional da Felicidade. Mas, o que é felicidade?

Em 2012, as Nações Unidas declararam 20 de março Dia Internacional da Felicidade – International Day of Happiness.
Ele foi instaurado para lembrar à sociedade que a felicidade é um dos principais objetivos da humanidade, e que os países devem guiar seus esforços para melhorar o bem-estar de cada um de seus cidadãos.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse: “O bem-estar social, econômico e ambiental são indivisíveis. Juntos, eles determinam o valor global da felicidade total.” A ONU também chama a atenção para que o objetivo comum deve ser o de reduzir a pobreza no mundo.
Mas, o que vem a ser felicidade? Existe realmente algum segredo para alcançá-la? Qual a relação do consumo com a felicidade? Cada pessoa que resolver responder a esta pergunta apresentará uma resposta própria, pois a felicidade, num certo sentido, é algo individual, pessoal e intransferível.
Para alguns ser feliz é ter fartura de bens materiais. Uma casa luxuosa, carro do ano, uma gorda conta bancária... e por ai vai. Para outros ter o suficiente para não atrasar as contas no final do mês é o bastante. Sim, uma companhia é essencial, ninguém é feliz sozinho. Alguém com quem compartilhar os momentos não pode faltar na receita da felicidade.
Se dermos uma busca vamos encontrar a definição de que a “felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou paz interior”. Como descreve o Wikipédia. Diz ainda que “existem diferentes abordagens ao estudo da felicidade - pela filosofia, pelas religiões ou pela psicologia. O homem sempre procurou a felicidade. Filósofos e religiosos sempre se dedicaram a definir sua natureza e que tipo de comportamento ou estilo de vida levaria à felicidade plena.
A felicidade é o que os antigos gregos chamavam de eudaimonia, um termo ainda usado em ética. Para as emoções associadas à felicidade, os filósofos preferem utilizar a palavra prazer. É difícil definir, rigorosamente, a felicidade e sua medida. Investigadores em psicologia desenvolveram diferentes métodos e instrumentos, a exemplo do Questionário da Felicidade de Oxford, para medir o nível de felicidade de um indivíduo. Esses métodos levam em conta fatores físicos e psicológicos, tais como envolvimento religioso ou político, estado civil, paternidade, idade, renda etc.”
Fato é que todo ser humano vive em busca dessa tal felicidade. Mas, não adianta procurar por ai, em todos os lugares, porque a gente só a encontra dentro de nós mesmos. É muito comum vermos pessoas que dispõem de fortunas e se dizem infelizes, enquanto outras que tem apenas o suficiente para sobreviver se declararem felizes.
Eu diria que a verdadeira felicidade consiste em fazer o nosso próximo feliz, em doar nosso tempo, nossa atenção, em participar, em patrocinar, em colaborar, em edificar alguma virtude em favor do irmão, gerando a própria felicidade. É de grande importância fazer o reavivamento dos nossos sentimentos!  Gerar a bondade, gerar o amor, gerar risos e abraços. Quanto mais a gente se doar, mais a gente recebe. Não se doar esperando recompensa. Mas, é a lei do retorno. Como disse São Francisco de Assis, é dando que se recebe.

Nenhum comentário: