quinta-feira, 10 de julho de 2014

Agora você tem 24 meses para pagar



                O jornalista Sandro Moreyra conta que um colega seu andava pelas ruas de Londres, ainda atarantado com a eliminação do Brasil, por Portugal, da copa de 1966, quando foi abordado por um brasileiro, também atarantado, que lhe perguntou: “Amigo, e agora? ” E o jornalista azedo e ríspido respondeu: “Agora você tem 24 meses para pagar”. 

         Aludia ele ao fato de que inúmeros brasileiros, empolgados com as conquistas de 58 e 62, se endividaram para ir à Inglaterra onde acreditavam que ali o Brasil seria tri campeão mundial de futebol. Com a eliminação da Copa, restavam apenas as longas prestações para pagar. No momento agora, a situação a semelhante, com uma diferença. O País se endividou. Gastou o que não podia com o que não devia. E agora nós, cidadãos, temos que pagar mais essa conta.

         O ex eficiente jogador que nada sabe cidadão Ronaldo Nazário, declarou que não se faz copa do mundo com hospitais e escolas, que são as reais necessidades do povo brasileiro. Agora ele deve estar pensando que teria sido melhor ter construído escolas e hospitais e deixa que a seleção nacional de futebol desse vexame em outras plagas.

         O também ex jogador e atual deputado federal Romário, havia dito que esta copa entraria para a história como a maior roubalheira do mundo do futebol. Ele estava certo. E agora os elefantes brancos que consumiram bilhões nas suas construções vão se deteriorar por falta de uso, como é o caso do estádio de Manaus. E as obras que poderiam ter serventia aos cidadãos em aspectos como transportes e mobilidade urbana, deixaram a desejar e algumas sequer foram feitas. (É sempre bom lembrar do viaduto que caiu em Belo Horizonte antes mesmo de ser inaugurado).   

         Quanto a seleção de futebol em si, ficou claro que desta vez Felipão errou a mão. Qualquer um poderia errar, como qualquer ser humano erra. Mas, repito, seria melhor que este vexame ocorresse em outro País. E ainda corremos ao risco de ver nosso arque rival a Argentina ser campeão dentro do nosso maior templo do futebol, o Maracanã.

         Eu gosto de futebol, embora saiba que é um jogo de cartas marcadas e nem sempre vence o melhor. Já se faz até piada dizendo que o Governo brasileiro havia comprado a Copa do Mundo, mas, que como valorizou muito, não hesitou em vende-la pra a Alemanha (ou quem sabe a Argentina, o aliado Bolivariano).

                Resta o consolo de que o vexame tenha servido de dupla lição aos brasileiros. Como desportistas, lembrar sempre que num jogo se ganha e se perde. E como cidadão acordar para a realidade e gastar nossos recursos físicos e financeiros em coisas de real valor e utilidade para o nosso dia a dia. Educação, saúde, segurança, transportes de qualidade e justiça para todos, devem ser nossas principais prioridades.

         O nosso evento mais importante agora são as eleições de outubro, que podem mudar radicalmente o rumo do nosso país. Quem sabe ai poderemos torcer com o espirito mais aliviado nas Olimpíadas de 2016, quando também teremos novas eleições.        

Nenhum comentário: