sexta-feira, 4 de julho de 2014

Alex Ferraz


INÓCUA
Desta vez foi não foi pizza: a CPI Mista da Petrobras está acabando em bola. Com a Copa tomando conta da cabeça dos brasileiros, a tal CPI está mais escondida do que nunca. E os políticos fizeram sua parte para este sumiço, ao promoverem excesso de convocações e pedidos de documentos. Totalmente inviabilizada. E tchau Pasadena. Hum...


A incrível escalada de homicídios no País
Os dados, amplamente divulgados ontem por toda a mídia, assustam àqueles que ainda conseguem escapar da alienação e conformismo neste país: “A cada dia, 154 pessoas morreram, em média, vítimas de homicídio no Brasil, em 2012. Ao todo, foram 56.337 pessoas que perderam a vida assassinadas, 7% a mais do que em 2011. Os dados são do Mapa da Violência 2014. As principais vítimas são jovens do sexo masculino e negros. Ao todo, foram vítimas desse tipo de morte 30.072 jovens, com idade entre 15 e 29 anos. O número representa 53,4% do total de homicídios do país. Também, desse total, 91,6% eram homens.”
E assim vamos seguindo. Divulgados em meio à euforia da Copa e na véspera de mais um jogo crucial para a Seleção Brasileira, esses dados certamente vão passar “batidos”, mais uma vez. Eles cairão no poço profundo e sem fundo da descrença dos brasileiros em relação a um efetivo combate à violência, descrença esta gerada pela anestesia da impunidade. Qualquer medida responsável para evitar que o País chegue a 2025, por exemplo, registrando 100 mil assassinatos por ano, teria que ser tomada agora. E certamente não será apenas com policiamento e execuções sumárias. Mas sim com a inserção do Estado e seus serviços na comunidades hoje dominadas pelo crime, além de educação para todos, de qualidade, e empregos de verdade (e não essa farsa de manipulação eleitoreira de números e estatísticas  bizarras). Mas quem fará isso? A julgar pela turma que está aí na corrida pelo Planalto, eu, particularmente, não creio que nada de positivo aconteça.


Ainda sobre
violência (I)

Mais uma informação do balanço: “Os homicídios também vitimam majoritariamente negros, isso é, pretos e pardos. Foram 41.127 negros mortos, em 2012, e 14.928 brancos. Considerando toda a década (2002 – 2012), houve ‘crescente seletividade social’, nos termos do relatório. Enquanto o número de assassinatos de brancos diminuiu, passando de 19.846, em 2002, para 14.928, em 2012, as vítimas negras aumentaram de 29.656 para 41.127, no mesmo período.”3


Ainda sobre violência (II)
O brasileiro está calejado. Abrir a porta pela manhã para ir ao trabalho e encontrar um cadáver na esquina ou ser assaltado a poucos metros da entrada de sua residência, à luz do dia, virou um rotina terrível, mas que, como toda rotina, acaba calejando e nos tornando insensíveis. Nem mesmo a Polícia se dá mais ao trabalho de investigar assassinatos, salvo quando vítima é “gente fina”. De resto, é apenas mais um número, apenas mais um “viciado” e parte da população ainda dá graças a Deus. Vida bandida. E selvagem, a nossa! Cruz, credo!


Frase: Os homicídios  também vitimam majoritariamente negros, isto é, pretos e pardos.

A evolução
dos bichos

 
Na Bahia, uma tartaruga estaria prevendo vencedores de jogos da Copa. No Paraná, o bicho que prevê placares é uma capivara, e na Alemanha já surgiu um elefante dando palpites.
Bem, a julgar pela atuação de certas seleções, esses bichos bem que poderiam escalar o time, também.


Debandada
acintosa (I)
Escandalosa a atitude do STF em relação aos mensaleiros presos. Bastou o (grande) Joaquim Barbosa dar as costas e deixar para sempre o tribunal, e, literalmente, horas depois Dirceu, Genoíno e comparsas estão praticamente soltos.


Debandada
acintosa (II)

Na verdade, é vergonhoso para um tribunal fazer uma reviravolta tão acintosa imediatamente após a saída de um ministro (e presidente) que foi a única chama de pudor nacional nas últimas décadas, em relação à corrupção. Ou seja, Joaquim saiu e seus ex-pares se sentiram à vontade para reverter IMEDIATAMENTE todo o processo, que foi muito sério e digno. 

Nenhum comentário: