quarta-feira, 16 de julho de 2014

Alex Ferraz

DINHEIRO
As campanhas dos candidatos ao Senado na Bahia podem custar até R$ 54,5 milhões, segundo limite de gastos declarados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Menino, é muita grana! De onde vem tanto dinheiro? Daria para construir muitos postos de saúde e escolas, com certeza...

Frase: A revolta básica que leva às agressões é a demora intolerável para ser atendido

Médicos agredidos são reflexo da saúde pública
Vejo na TV resultado de uma pesquisa apontando que 64% dos médicos de São Paulo já sofreram algum tipo de agressão por parte de parentes de pacientes, e 10% deles, inclusive, foram agredidos fisicamente. A situação é mais evidente na saúde pública, mas atinge também o serviço particular.
A revolta básica que leva às agressões é em relação à demora intolerável para atendimento, que se agrava com a constatação de que, em alguns casos, dos médicos escalados para trabalho, muitas vezes apenas um terço comparece.
Evidentemente que não estou aqui a defender agressões a médicos, sejam elas com palavrões ou físicas. Independentemente de alguns médicos ludibriarem sua escala de serviço, está claro que a maioria deles é vítima, também, do péssimo serviço de saúde brasileiro.
Faltam equipamentos, itens básicos até para curativos e a demanda de pacientes é cada vez maior. Isso forma um caos, numa situação onde acontecem horas de espera, às vezes dias ou semanas, inclusive em emergências.
Impossiblitado de ir às ruas extravazar sua revolta contra a negligência do governo - pois sempre que há um protesto pacífico aparecem os black blocks, financiados sabe-se lá por quem, para tumultuar e desacreditar o movimento popular pacífico, o cidadão brasileiro explode dentro de consultórios, ambulatórios e hospitais.

Ainda sobre
saúde pública

Não é à toa que aumenta visivelmente o número de seguranças carrancudos em hospitais, postos de saúde etc.
Às vezes há mais seguranças do que médicos, diga-se de passagem.
Pois é: a saúde pública no país virou, literalmente, caso de Polícia.

Hipocrisia da
Anvisa

É impossível encontrar antiácidos simples (Sonrisal, sal de frutas etc.) nas lojas de conveniência e mini-mercados.
Os gerentes alegam proibição da Anvisa, para "evitar a auto-medicação".
Ora, quanta hipocrisia! Ao tempo em que suspende a venda de simples antiácidos, a Anvisa permite venda farta de, por exemplo, energéticos, que podem até matar em altas doses.

Entrevistas com
candidatos

A rádio CBN Salvador (91,3) inicia amanhã uma série de entrevistas com candidatos ao Senado e ao Governo do Estado.
O primeiro é Rui Costa, candidato do PT ao governo, que será entrevistado por Emmerson José e este colunista, das 9h45 às 10h30. A entrevista terá também a participação de Osvaldo Lyra e Raul Monteiro, ambos da editoria de Política desta Tribuna.

Uma demora
inusitada

Há mais de 15 dias que a sede dos Correios em Salvador vive um caos provocado por um problema elétrico.
Por mais extenso que tenha sido o dano, é de espantar que, nos tempos de hoje, um prédio inteiro fique sem energia à espera de um conserto. Zorra!

Deboche com
a opinião pública

A notícia: "A CPI Mista da Petrobras nem se dá ao trabalho de fingir que funciona. Acumula 395 requerimentos sem votar porque os parlamentares não comparecem e, controlada pelo governo, a CPMI nem sequer quebrou sigilos de um dos principais acusados no esquema de corrupção: Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato. Tem outra sessão marcada para esta quarta (16)." O comentário: e olhem que estamos tratando de uma das maiores empresas de petróleo do mundo, que já foi motivo de orgulho para os brasileiros. É demais!

Nenhum comentário: