quarta-feira, 12 de abril de 2017

A mulher que transformou sua vida após morte da melhor amiga - e tirou empresa do buraco



 Foram dois golpes da vida - a morte da melhor amiga e a descoberta de um problema de saúde - que fizeram Karen Lynch abandonar a interminável corrida do mundo corporativo convencional.
"Perder minha amiga me fez perceber que a vida é muito curta", diz Lynch, que agora comanda uma empresa "verde" de água. "Eu queria algo mais pessoal."
Era 2008. Aos 38 anos, a executiva pediu demissão de um alto cargo em um banco britânico multinacional chamado Barclays. Enquanto aprendia a viver com diabetes tipo 1, ela e o marido viajaram por Caribe, Vietnã e Tailândia por seis meses.
Ao retornar ao Reino Unido, Lynch se candidatou e conseguiu um emprego como diretora de marketing na Belu, a primeira companhia de água engarrafada a zerar suas emissões de gás carbônico na atmosfera - e que doa todos os seus lucros à caridade.
Mas a empresa não estava gerando lucro algum à época. Criada em Londres quatro anos antes, chegou a 2008 com uma dívida de 1,9 milhões de libras (R$ 7,39 milhões).
Lynch se deu conta de que a Belu precisava de uma sacudida para virar um sucesso, e, após elaborar um plano de negócios e delinear a sua visão, foi promovida a presidente da empresa em oito meses.
Sua proposta foi parar de tentar direcionar o produto a supermercados, que têm margens baixas de lucro, e focar em fornecer água a negócios que renderiam mais, como hotéis, restaurantes e escritórios.

Sucesso sustentável
A Belu foi fundada pelo diretor e produtor de filmes Reed Paget, que deixou o cargo máximo da empresa para que a Lynch pudesse substituí-lo. "Claramente não seria fácil para qualquer um de nós, mas almoçamos juntos para desarmar a tensão. E Reed queria, mais do que qualquer coisa, ver a Belu chegar ao sucesso de forma sustentável", diz ela.
"Quando eu entrei na Belu, a empresa estava endividada e não era sustentável. Nós poderíamos nos enrolar completamente - era hora de mudar. Então mantivemos o nome, mas alteramos tudo."
Seu plano de negócios teve tanto sucesso que as vendas dispararam, atingindo um faturamento anual de 5,9 milhões de libras (R$ 23,17 milhões) em 2015. E desde 2011 a Belu tem doado mais de 1,5 milhões de libras (R$ 5,9 milhões) à WaterAid, uma instituição global de caridade que visa dar água potável e saneamento a pessoas de países em desenvolvimento.
 Leia matéria complete no BCBrasil.

Nenhum comentário: