sexta-feira, 28 de abril de 2017

Direitos


Fiquei aqui pensando sobre quais são os meus direitos. Deveres eu sei que sempre tive e ainda tenho alguns, e me esforcei a vida inteira para cumpri-los. Direitos também eu sempre soube que tenho, mas muitos sempre me foram negados. E ainda há o fato de que sempre que sou desrespeitado em meus direitos, se não puder pagar eu não terei uma defesa de qualidade. Porque bons advogados são caros e só políticos e empreiteiros podem pagar pelos “serviços” deles.

Não vou falar de deveres porque se não os cumprisse poderia ser preso, demitido ou abandonado pela família. Graças a Deus nunca dei motivo para que essas coisas me acontecessem. Mas, quanto a direitos, vejamos. Direito de ir e vir. Tenho, mas isso quando não acontece uma greve trabalhista ou um a manifestação qualquer que forma piquetes e barricadas me impedindo de transitar por onde quero, mesmo que eu não tenha nada a ver com os motivos dos grevistas ou manifestantes.


“Meu direito termina onde começa o do próximo”. Está na Constituição, mas na prática, sempre tem alguém que acha acima da lei e que não precisa respeitar o direito de ninguém. Por exemplo: Meu lar é meu castelo, e dentro dele eu gosto e tenho direito de estar em paz. Mas, eis que chega alguém violentando os meus ouvidos com um som em volume absurdo e põe fim ao meu sossego.

Ah! Mas existem as forças militares para fazer valer a lei e a ordem e qualquer cidadão pode apelar para elas. Mas, vejam. Toda vez que precisei prestar queixa às autoridades policiais fui tratado como um delinquente e nunca resolveram o problema, de forma que desisti de me queixar. E nesse caso específico de som alto, eu desisti quando descobri que a maioria dos barulhentos é policial ou parente de um.

Eu tenho o direito de votar e ser votado, e até poderia ter me candidatado a um cargo público, mas, para tanto eu teria que ser filiado a um partido político e seguir as orientações das diretórios municipais, estaduais ou federais, e nesse caso, em algum momento eu teria que trair a minha consciência. Gostaria de ter o direito de me candidatar independentemente de partidos e poder expor minhas próprias idéias aos eleitores. Mas, não posso.

Eu gostaria de pagar um único imposto aos governos municipais, estaduais e federal, e ver esse imposto retornar em forma de obras e ações que me dessem o devido conforto e segurança para trabalhar, estudar, me divertir, enfim, viver. Mas, nos é cobrada uma taxa tributária brutal (muitos impostos e taxas em duplicidade ou triplicidade) e não temos o devido retorno.

Eu não quero que governo algum me dê nada, mas também não quero ser roubado pelos governantes. Quero trabalhar e ser remunerado de forma justa e que possa pagar professores, médicos, comprar roupas, alimentos, pagar transporte, me divertir, sem ver o meu salário acabar no meio do mês. Gosto de serviço social e comunitário, mas não quero ser obrigado a dar parte do meu salário para algum sindicato ou associação que não escolhi participar.

Enfim, eu tenho alguns direitos, mas, a maioria deles não é respeitada e os que eu gostaria de ter não passam de um sonho distante. Pelo menos aqui neste país de selvagens, analfabetos e ignorantes.


Nenhum comentário: