sexta-feira, 14 de abril de 2017

Caixa 2. Você também já teve um?



        
Desde que comecei a trabalhar lá pelos anos 60, que descobri que todo empresário sonegava impostos e tinha caixa.2. E questionei com amigos mais velhos e mais experientes que eu: Isso não é desonestidade? Não é crime? Então me explicaram que os governos brasileiros impunham uma alta carga tributária aos comerciantes, industriais, fazendeiros, prestadores de serviços, etc. e que quem não sonegasse imposto e fizesse um caixa 2 não poderia ter o lucro desejado, ou seja, a justa remuneração pelo seu investimento e trabalho. Mas, pior ainda, é que não se via no dia a dia, o retorno dos impostos pagos em benefício das populações. Ou seja: Os governos faziam muito pouco em relação ao muito que arrecadavam.

         Nos livros de história, descobri que muitos países que eram colônias de países europeus, lutaram por suas independências por não suportarem as cargas tributárias que lhes eram impostas pelos colonizadores. No Brasil, ficou conhecido o “quinto do Inferno”, relativo a um percentual cobrado pela Coroa Portuguesa aos colonos do Brasil que muito os revoltava. Nos Estados Unidos também se deu algo parecido. E a história se repetiu em tantas outras colônias pelo mundo afora e também no mundo antigo. Os Judeus foram perguntar a Jesus se deviam pagar imposto a Roma. Este, na sua sabedoria infinita, perguntou: Qual figura está estampada na moeda? –O rosto de César, responderam. Disse Jesus: “Então, a César o que é de Cesar, e a Deus o que é de Deus”, deixando bem claro que devemos separar nossos problemas materiais dos nossos problemas espirituais.

         Atualmente, o Caixa 2 foi introduzido nos partidos Políticos, como forma de burlar a lei e usar e abusar do poder econômico para vencer eleições. E isso só aconteceu porque o brasileiro é venal por natureza, e troca seu voto por quaisquer 30 dinheiros, traindo a si mesmo, aos seus familiares e aos seus semelhantes, como Judas fez com Cristo. Com o passar do tempo, o simples caixa 2, um mero mecanismo de defesa da população contra os abusos dos governantes, hoje evoluiu para o “Propinoduto”.

         Pessoas hoje referem-se ao Caixa 2 como se fosse o “Crime Supremo”, mas ele sempre esteve presente no nosso cotidiano. Se os governantes não fossem desonestos e gananciosos, a população não precisaria se utilizar deste artifício para se proteger. E se a maioria do povo brasileiro não fosse tão ignorante e desonesta, nunca teríamos deixado os governantes chegarem ao ponto em que chegaram em termos de corrupção e roubo.

         Caixa 2, amigo? Não se engane. No Brasil todo negociante tem.



Nenhum comentário: