terça-feira, 16 de outubro de 2018

Ações do Centro Juiz Walter afastam crianças do trabalho infantil

Proporcionar ocupações no contra turno escolar para garantir as crianças o direito de brincar e estudar, afastando-as do trabalho infantil, tem sido a rotina exitosa do Centro de Formação Profissional Juiz Walter Ribeiro Júnior. Cerca de 200 crianças e adolescentes assistidos pelo equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), instalado no bairro Aviário, encontram neste espaço oportunidades de desenvolverem aptidões culturais e artísticas, enquanto também se afastam de influências negativas do convívio em condições vulneráveis nas ruas.

As atividades são pontuadas diariamente por ações interativas e recreativas que vão desde aulas de violão até capoeira, balé e mundo lúdico, além de muitas brincadeiras e dança. Para as mães que acompanham as crianças, a oportunidade também de participarem de aulas gratuitas de terapia corporal, ministradas às quintas e sextas-feiras.
Tranquilidade para as mães
Para quem frequenta o equipamento, coordenado por Andréa Rios, a oportunidade de ver o filho praticando atividades no Centro Juiz Walter representa tranquilidade. “Eu me sinto aliviada quando trago meu filho para cá porque tenho certeza de que ele não está na rua, onde vejo outras crianças no trabalho infantil ou mesmo fazendo coisas piores, apanhando o que é dos outros. E eu não quero isto para meu filho”, afirmou Caroline Oliveira de Jesus (foto), 28 anos, mãe de David Gabriel de Jesus, 8 anos, inserido nos cursos de capoeira e mundo lúdico.
Para Caroline, a oportunidade ofertada pelo Centro Juiz Walter representa a esperança de ver seu filho crescer e se desenvolver. “Sei que enquanto meu filho estiver aqui dentro, ele está afastado da violência”, afirmou a mãe, que também tomou curso de confecção de ornamentação de sandálias e está inserida no curso de terapia corporal.

Nenhum comentário: