terça-feira, 9 de outubro de 2018

Nesta terça tem Fenatifs no distrito de Maria Quitéria

Mais um dia super movimentado e cheio de opções nesta 11ª edição do Fenatifs – Festival Nacional de Teatro de Feira de Santana. A partir das 9h30, desta terça-feira (09), duas apresentações abrem a programação. No Teatro do Cuca, tem a Cia. Prisma de Artes (CE) com o espetáculo “As Aventuras de João Sortudo”.

No Teatro Ângela Oliveira, no Maestro Miro, a premiada companhia paranaense Tato Criação Cênica estreia no Fenatifs com “E se...” O grupo já se apresentou em 10 países e em todos os estados brasileiros. Seu espetáculo de estreia, Tropeço (2004), já ultrapassou a casa das 1000 apresentações e foi premiado em vários festivais.

Em “E se...”, a rua de um centro urbano é o ponto de encontros e desencontros no cotidiano de personagens que surgem a partir das mãos dos atores com o uso de pequenos adereços. Brincadeiras com a voz constroem a paisagem sonora e dão vida aos personagens. Com bom-humor e fantasia, cada ação revela os diversos caminhos que a vida oferece e as interferências das escolhas de cada um no coletivo.

À tarde, o espetáculo da Tato será reapresentado no Maestro Miro. Já “As Aventuras de João Sortudo” serão levadas para o distrito de Maria Quitéria, reafirmando o objetivo da Cia. Cuca de Teatro, realizadora do Fenatifs, de possibilitar ao público da zona rural a chance de acompanhar ótimos espetáculos e conhecer o apaixonante universo do teatro. As duas atividades começam às 15 horas.

Contos, Lendas e Cantigas...

Ainda pela manhã, às 10 horas, a montagem “Era uma Vez: Contos, Lendas e Cantigas”, com a Rococó Produções Artísticas e Culturais, de Porto Alegre (RS), será apresentada no Centro de Cultura Amélio Amorim.

Entremeado por cantigas extraídas do cancioneiro popular gaúcho, o espetáculo revisita de forma atraente e delicada as lendas de Nossa Senhora Aparecida e do Negrinho do Pastoreio, trabalhando com a transversalidade dos elementos das culturas afrodescendente e gaúcha, favorecendo também uma reflexão sobre o bullying, trabalho infantil e os aspectos que auxiliam na formação da identidade.

Ponto de Partida

A intensa terça-feira (09) será encerrada com a oficina “Ponto de Partida – O Corpo como Instrumento de Criação”, ministrada pelo grupo Tibanaré (MT), a partir das 18h30, no Teatro do Cuca. Para participar é necessário doar 1 quilo de alimento não perecível. O público alvo é composto por estudantes, artistas e professores.

O grupo Tibanaré foi fundado como um coletivo de teatro em 2006, cujo elemento principal é o trabalho do ator e a sua relação com o espectador.
Cia. Cuca oferece
O Fenatifs conta este ano com grupos e artistas de 10 estados, com a participação de 14 espetáculos selecionados via editais e cinco espetáculos convidados como representantes das Mostras Nacional, Interior do Nordeste e Jovens Talentos.
Nas Atividades Paralelas o Fenatifs programou 33 atividades formativas, compostas por oficinas, workshops, exposição, debates e conversas mediadas pelos críticos, além da Mostra de Talentos Mirins, protagonizada por crianças de instituições que trabalham com teatro em Feira de Santana e região.
Confira a programação completa do Fenatifs 2018 no site: www.ciacucadeteatro.com.br
AGENDAMENTOS E OUTRAS INFORMAÇÕES:
Cia. Cuca de Teatro: (75) 3491-8992
[email protected]
[email protected]  
ASSESSORIA DE IMPRENSA:
Ricardo Schöpke: (21) 98964-7415
Elsimar Pondé: (75) 99121-8571

Nenhum comentário: