quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Projeto Peixe na Rede produz 880 quilos de tilápia por mês gerando emprego e renda em Ipuaçu

O prefeito Colbert Martins Filho visitou, nesta quarta-feira (24), o Projeto Peixe na Rede, desenvolvido há dois anos pela Cooperativa de Pescadores do Vale de Pedra do Cavalo (Cooperlago), na Fazenda Amarela, no distrito de Ipuaçu.
Numa parceria entre a Prefeitura Municipal, Associação dos Pescadores e a empresa paulista Alphavile, o projeto, desenvolvido nas águas do Rio Jacuípe, produz uma média mensal de 800 quilos de tilápia. Os peixes são criados em gaiolas e toda a produção vem sendo comercializada no mercado local.

Segundo Jurandy Carvalho, gerente de venda da Cooperlago, “atualmente estamos trabalhando com trinta gaiolas, mas temos potencial para operarmos com 100 unidades”. O sucesso do investimento, revela, “tem atraído o interesse de empresários do Sul do Estado, que tomaram conhecimento do projeto através de reportagem veiculada no programa Bahia Rural, da TV Bahia”.
Além de a sua carne ser recomendada para o consumo humano pelo rico valor proteico, a tilápia passou a ser objeto de estudos da Universidade de Serra Talhada, em Pernambuco. Enquanto a pele e o couro são utilizados na confecção de objetos artesanais e a farinha, derivada das espinhas, como fonte de cálcio, os espinhos que revertem o dorso do peixe estão sendo testados para a confecção industrial de piso para a construção civil. (Secom)

Nenhum comentário: