sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Dia do Samba tem comemoração no CUCA

    O mais brasileiro e popular dos gêneros musicais, o “Samba”, é o ritmo que se tornou marca registrado da Bahia .  Considerado um dos elementos mais representativos da cultura popular do Brasil, este ritmo é fruto da miscigenação entre a música africana e europeia nos campos e na cidade. trazidos pelos negros escravizados, misturados aos ritmos europeus, como a polca, a valsa, a mazurca, o minueto, entre outros.
Inicialmente, as festas de danças dos negros escravos na Bahia eram chamadas de "samba". Os estudiosos apontam Recôncavo Baiano como o berço do samba, especialmente o costume de dançar, cantar e tocar instrumentos em roda.

Em 1917 foi gravado no Brasil aquele que é considerado o primeiro samba com o título "Pelo Telefone", com letra de Mauro de Almeida e Donga.
O samba foi entrando nos salões da elite e pouco a pouco foi se associando ao Carnaval, que até aquele momento, tinha as marchinhas como trilha sonora.
O advento do rádio e o talento de intérpretes como Carmem Miranda, Aracy de Almeida e Francisco Alves, fizeram o samba cada vez mais popular em todo Brasil.
No dia 02 de dezembro é marcado por ser o Dia Nacional do Samba, data esta que iremos celebrar, no dia 01 de dezembro de 2019 (Domingo), no Teatro de Arena do Cuca , às 13h, com um Show Musical como as bandas consagradas: “Sambadores do Nordeste”, com participação da Banda de samba “Camutiê” e Sambistas convidados.
Este evento tem parceria do CUCA com a Fundação Egberto Costa da Prefeitura Municipal de Feira de Santana. Entrada franca.

Nenhum comentário: