quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Cientistas veem sinais de imunidade duradoura em recuperados da Covid-19

Uma série de novos estudos científicos que monitoram as reações imunológicas ao novo coronavírus apontam sinais animadores de imunidade forte e duradoura, mesmo em pessoas que apresentaram apenas sintomas leves da Covid-19. A informação é do jornal The New York Times.
Os anticorpos que combatem doenças, assim como as células imunológicas chamadas células B e células T, que são capazes de reconhecer o vírus, parecem persistir meses após a cura das infecções, como costuma acontecer com outros vírus.

"As coisas estão realmente funcionando como deveriam", disse Deepta Bhattacharya, imunologista na Universidade do Arizona e autor de um dos novos estudos, que ainda não foi revisado por pares.
Embora não seja possível prever quanto tempo essas respostas imunológicas vão durar, muitos especialistas consideram os dados um indício positivo de que as células terão uma boa chance de se defender do coronavírus mais depressa e com maior intensidade que antes, caso sejam expostas a ele novamente.
De acordo com Marion Pepper, imunologista da Universidade de Washington e autora de outro novo estudo, a proteção contra a reinfecção não pode ser totalmente confirmada até que haja prova de que a maioria das pessoas que encontram o vírus pela segunda vez realmente são capazes de mantê-lo sob controle. Porém, as descobertas podem ajudar a suprimir as recentes preocupações sobre a capacidade do vírus de enganar o sistema imunológico e fazê-lo esquecer, deixando as pessoas vulneráveis a episódios repetidos da doença. (Metro 1)

Nenhum comentário: