quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Em defesa da ciência


Apesar de tão escorraçada, pisoteada, renegada, é a CIÊNCIA, que aos poucos vai trazendo as respostas ao enfrentamento à pandemia. É da busca obsessiva da melhor evidência, da separação do joio do trigo, que fomos criando expertise nas equipes com o tempo fornecido pelo achatamento da curva, e caminhamos para a vacina: foi com ela que deciframos o DNA do vírus, seu mecanismo de ação, e identificamos a enzima que ele usa como porta de entrada. Com ela identificamos as fases da doença, sua tendência a eventos trombóticos, sua resposta inflamatória violenta, e o papel dos anticoagulantes, da dexametasona, da ventilação não invasiva, e da pronação. Foi com a ciência que afastamos a entubação precoce usada inicialmente, a cloroquina para todos, e estamos respondendo sobre o plasma e redemsavir. Foi com a ciência que rastreamos o contágio do vírus, identificamos o mecanismo de disseminação, o tipo de máscara que protege, e agora, mostramos que o vírus está no ar em quartos de hospital de portadores.

Foi com a ciência que construímos o perfil dos testes e da prevalência de contaminação na população, e estamos solidificando o saber que em raros casos pode haver uma segunda contaminação. E caminhamos para a vacina.
Nenhum destes achados foi construído com algazarra de internet, ou empirismo, mas com o descomunal esforço de pesquisadores em todo mundo, merecedores de nosso profundo agradecimento.
A utilização ideológica da ciência é um efeito colateral da política e da Sociedade. A eventual falta de clareza em alguma questão, e os aspectos ainda desconhecidos, só serão resolvidos com mais ciência. Foi ela que dobrou nossa expectativa de vida e nos livrou de muitas moléstias e doenças.
Tenha muito cuidado quando ouvir alguém ironizando a ciência e chamando-a de “ Siensia”. Primeiro, porque é um mal agradecido; segundo, porque, talvez, lhe falte a intimidade, ou porque quer que ela se dobre a suas escolhas.
Certo que mesmo a boa ciência tem falhas, erros, limites, mas tem sido até aqui o caminho mais seguro para o avanço da humanidade.
Minha reverência a todos que tem se esforçado para melhorar nossa capacidade de sobrevivência e tem produzido os avanços que já temos.

Nenhum comentário: