domingo, 12 de maio de 2013

Alex Ferraz

VIOLÊNCIA
A televisão mostrou mais uma matéria sobre a situação assombrosa da Estação da Lapa, maior terminal de ônibus de Salvador. Já passa da hora de acabar com aquela vergonha!

Frase: O que a sociedade quer é ouvir que pode sair às ruas sem medo. Chega de advertências!
Precisamos de segurança, não de carões!

Vejo as notícias onde se fala em uma ação conjunta de diversos órgãos visando a reduzir os ataques a caixas eletrônicos. Louvável. O Ministério Público estadual, que lidera essa ação, informou que entre as medidas a serem propostas estão a redução de dinheiro nos caixas à noite e o estímulo ao uso do cartão. Em que pese a intenção louvável, repito, acho que mais uma vez estaremos recuando e suprimindo direitos pessoais, acuados pelo crime.
Chega de sermos aconselhados a não sair em tais horários, a não frequentar certos locais, a não levar muito dinheiro (mas tem que levar pouco, senão o bandido mata), a não usar equipamentos como máquinas fotográficas, filmadoras, nem relógios chamativos, a não viver normalmente, enfim.
O que a sociedade quer é que alguém, com autoridade e eficiência, lhe diga que ela pode fazer tudo isso e nada terá a temer. A isso, em países civilizados, chama-se segurança pública. O resto é papo furado, quando não as autoridades virando "porta vozes" do crime - involuntariamente, claro -, ao nos recomendarem que nos escondamos.

E nas estradas,
nada (I)

Fiquei orgulhoso de ser brasileiro ao ver, anteontem, na TV, equipes de técnicos da Anac chegarem rapidamente ao local onde um helicóptero caiu, em São Paulo, num acidente sem vítimas, para periciar a aeronave e iniciar investigações rigorosas sobre a queda.É assim no Brasil: caiu uma aeronave, qualquer, até ultraleve, e tome-lhe investigação. Certíssimo. Mas nas estradas a coisa é bem diferente.

E nas estradas,
nada (II)

Nas estradas, onde famílias inteiras perdem a vida praticamente todos os dias, os acidentes passam quase despercebidos. Não tenho notícia recente de uma investigação técnica séria que tenha respondido a perguntas fundamentais como: foi falha do pavimento da rodovia? Falhou o motorista? Faltou sinalização? Não havia fiscalização? Houve falha técnica no(s) veículo(s) envolvido9s).
Nem tchuns. E segue a carnificina rodoviária.

Mui seguro,
pois sim!

E no bairro "mais seguro" de Salvador, no momento em que a SSP divulgava dados mostrando a "queda" do número de assassinatos na Bahia, eis que mais um cidadão perdeu a vida pelas mãos de um bandido, no Morro do Gato.
E logo as autoridades anunciam que ele "reagiu ao assalto". Têm razão. Não devemos reagir a nada, pois estamos sob o comando do crime. Aliás, não reagimos nem com palavras, tampouco nas urnas...
A propósito
dos ônibus (I)

Mais um acidente em via exclusiva de ônibus, praticamente no mesmo local onde ocorreu, há quase um mês (por falar nisso, por onde anda o motorista assassino?).
E assim será sempre, enquanto não houver fiscalização rigorosa e uma seleção de motoristas que exclua os psicopatas.

A propósito
dos ônibus (II)

Por falar em fiscalização rigorosa, após vários acidentes fatais, autoridades do Rio de Janeiro resolveram agir. Ontem pela manhã fiscalizaram diversas garagens e, até as 8h30, 22 ônibus já haviam sido impedidos de rodar por falha na documentação, pneus carecas, bancos soltos etc.
E mais: lá, a partir de agora, motorista de coletivo que invadir três sinais vermelhos será demitido. É isso aí.


PRÊMIO - A comissão de premiação do Prêmio Estácio de Jornalismo – edição 2013 acaba de ser definida e reúne cinco grandes nomes do jornalismo e da comunicação corporativa do país. Mais informações: www.premioestaciodejornalismo.com.br.
HOTÉIS - A hotelaria de Salvador apresentou em abril uma taxa média de ocupação de 52,43% e diária média de R$ 188,49, resultando no Revpar (indicador ponderado da diária e ocupação) de 98,72.
INCÊNDIOS - Para antecipar e intensificar as ações de combate às queimadas na Chapada Diamantina, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado lançou, na Chapada Diamantina, o Subcomitê de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais

Nenhum comentário: