terça-feira, 28 de maio de 2013

MORRE DOM SILVÉRIO ALBUQUERQUE




            Com muita fé e firmes na esperança, comunicamos a ida para a casa do Pai Celeste de dom Silvério Jarbas Paulo de Albuquerque – 96 anos – bispo emérito de Feira de Santana – BA -. Dom Silvério apresentava saúde debilitada  há algum tempo por causa da idade avançada. Sua morte ocorreu hoje à 01 hora de hoje (28), no hospital Unimed, devido à falência múltipla de órgãos.  O corpo de Dom Silvério será velado e sepultado na catedral de Feira de Santana. A Missa com o sepultamento será hoje às 15 horas.
            Dom Silvério nasceu em Olinda, Pernambuco no dia 11 de março de 1917, filho de Artur Paulo de Albuquerque e Laura Isaura de Melo Albuquerque. Fez seus estudos fundamentais no Colégio Marista de Recife. Em 1933, seguiu para a Alemanha para completar seus estudos. Em 1937, professou os votos religiosos na Ordem dos Frades Menores. Ordenou-se sacerdote a 30 de maio de 1942 e no mesmo ano foi nomeado diretor do Seminário Franciscano em Ipuarama,  Campina Grande – PB. De 1964 a 1970 foi superior do convento São Francisco, em Salvador. No dia 17 de março de 1970 recebeu a notícia de sua eleição para bispo da Diocese de Caetité – BA onde permaneceu por três anos. De 1973 a 1995 foi bispo da diocese de Feira de Santana.
            Dom Silvério, mesmo como bispo emérito, continuou prestando serviços na Secretaria do Arcebispado, fazendo crismas e participando de festas de padroeiros em paróquias da Arquidiocese. Sempre teve um grande amor à Igreja confirmando o lema que orientou seu ministério episcopal: “Sentire cum Ecclesia” (Sentir com a Igreja).             
             Viveu 96 anos, 76 de religioso-franciscano, 71 de sacerdote e 43 anos de bispo. Dom Silvério foi um  homem de Deus, um bispo prudente, sábio, empreendedor, conciliador, sempre muito firme em defesa da Igreja. A biografia de Dom Silvério foi publicada em 2008 no livro “O Campo Arado por Jarbas” do escritor Carlos Kruschewsky.
            Agradecemos a solidariedade e as orações pelo descanso eterno desse nosso querido irmão, amigo, religioso, sacerdote e bispo dom Silvério Jarbas Paulo de Albuquerque. Com certeza, ele repetiu as palavras de São Paulo: “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Já nada me resta senão receber a coroa de justiça que o Senhor, justo juiz me dará naquele dia” (2 Tim 4,7-8).

Feira de Santana, 28.05.13
Dom Itamar Vian
Arcebispo Metropolitano


Nenhum comentário: