sábado, 18 de maio de 2013

I Simpósio de Cardiooncologia de Feira de Santana 24 e 25 de maio de 2013



            Vai acontecer no próximo final de semana o I Simpósio de Cardiooncologia de Feira de Santana, no Auditório do Módulo I da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A inscrição é um quilo de alimento não perecível.
            A abertura do evento será às 19:30 e em seguida haverá Colóquio com o tema Políticas públicas e o fomento à pesquisa no Estado da Bahia. com coordenação do Professor Dr. André  Almeida - Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Regional Feira de Santana; Professor de Cardiologia da UEFS e Coordenador do Grupo de Estudos em Cardiooncologia da UEFS/HDPA da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana.
            Participarão  o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho; José Carlos Barreto Santana, reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana; Jorge Solla - Secretário de Saúde do Estado da Bahia; Eduardo Nagib Boery, Diretor científico da FAPESB; José Lázaro Andrade, professor da Universidade de São Paulo; Dra. Carolina Carvalho Silva, Coordenadora da Cardiooncologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo; Dr. Outran Borges, Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana; Colbert Martins da Silva, Deputado Federal; Fernando Torres, Deputado Federal; Dr. José de Bessa Junior,Vice-Presidente da Academia de Medicina de Feira de Santana.
            No sábado (25), após a abertura, acontece Mesa-Redonda: Cardiooncologia. Coordenador Dr. Alberto Emanoel Silva. Tema: Quimioterápicos e cardiotoxicidade. Apresentador: Prof. Dr. Augusto Mota
Tema: Complicações cardiovasculares do paciente com câncer.
Apresentador : Prof. Dr. André Almeida. Tema: Qual o papel do ecocardiograma nos pacientes submetidos à quimioterapia? Apresentador: Prof. Dr. José Lázaro Andrade (SP). Tema: Conduta terapêutica nos pacientes com sinais pré-clínicos de cardiotoxicidade. Apresentador: Dr. Edval Gomes dos Santos. Tema: Perspectivas futuras da pesquisa em Cardiooncologia. Apresentador: Prof. Dr. Gilson Soares Feitosa (SSA)

Discussão
            Das 9:50 às10:20 será realizada Conferência  sobre o tema: O impacto da doença cardiovascular no paciente com câncer: aspectos epidemiológicos e prognósticos. Conferencista: Professora Dra. Carolina Carvalho Silva (SP) . Após um intervalo de com minutos haverá apresentação de Temas Livres sobre Cardiooncologia.  Debatedores:
Prof. Dr. Gilson Soares Feitosa (SSA); Profa. Dra. Carolina Carvalho Silva (SP); Prof. Dr. José Lázaro Andrade (SP). Às 10:40 será apresentado o tema: Prevalência de Fatores de Risco Cardiovasculares em Mulheres Submetidas à Quimioterapia com Antraciclinas. Às 10:50, Tema: Análise do Intervalo QT Corrigido no Seguimento de Pacientes com Fração de Ejeção Preservada Submetidos à Doxorrubicina. 11:00, Tema: Inibidores da Enzima de Conversão da Angiotensina em Pacientes Tratados com Antraciclina e com Fração de Ejeção Preservada: Uma Revisão Sistemática de Ensaios Clínicos Randomizados. 11:10, Tema: A Movimentação do Anel Mitral Está Reduzida em Sobreviventes do Câncer que Mantêm-se com Fração de Ejeção do Ventrículo Esquerdo Normal
11:20, Tema: Comportamento do Índice de Performance Miocárdica nos Pacientes que Usaram a Doxorrubicin.11:30, Tema: Strain, Avaliado pelo Speckle Tracking Bidimensional, Está Reduzido Após Dois Anos do Tratamento com Antraciclina em Pacientes com Fração de Ejeção do Ventrículo Esquerdo Normal. Em seguida haverá  Discussão  e às
12:15 o evento será encerramento  
            Maiores informações com a Sra. Neide no telefone (75-) 81711191

Nenhum comentário: