quarta-feira, 15 de maio de 2013

Dia Internacional da Família



         A Assembleia Geral da ONU proclamou o dia 15 de Maio como Dia Internacional da Família. A celebração deste dia visa, entre outros objetivos, destacar a importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil; Reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família; Chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades desta; Sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, econômicas e demográficas que afetam a família.

            O primeiro Dia Internacional da Família foi celebrado em 1994. Este ano, a celebração está subordinada ao tema “Mães e Familiares: Desafios num Mundo em Transformação”, e centra-se no papel essencial das mães no seio das famílias e comunidades em todo o mundo.
            Família é a base de toda a nossa formação, e do nosso caráter. Basta lembrar que nós chegamos em uma família ainda bebês, e lá aprendemos os valores humanos. Daí se pode concluir a importância da atuação da família em nossas vidas. Com suas particularidades e, muitas vezes dificuldades no dia a dia, é inegável que o ambiente familiar é a base sólida de todos os seres humanos.
            Todos os casais ao escolherem uma união estável, esperam encontrar um porto seguro para ser feliz e educar os filhos. Mas, a antiga estrutura de família como conhecemos, onde o homem era o chefe e a mulher se concentrava em cuidar da casa e das crianças, tem sofrido mudanças ao longo dos anos. Exemplo disso é a participação cada vez mais ativa do homem nas tarefas cotidianas.
            Não é mais incomum encontrar pretendentes que são verdadeiros artistas na cozinha. Essa mudança de comportamento é algo que vem crescendo pouco a pouco. A vida a dois, além de ser uma oportunidade de unir pais e filhos, ganha pontos positivos com a divisão de tarefas, evitando que a responsabilidade fique nos ombros de apenas uma pessoa.  Fazer do diálogo presença constante na relação, é fundamental para quem quer formar uma família. Dessa forma o casal permanece em sintonia e consegue aproveitar melhor todas as alegrias proporcionadas por essa fase.  

Nenhum comentário: