domingo, 8 de fevereiro de 2015

Alex Ferraz

TEMPÃO!
Não deixam de ser boas novas as notícias sobre a duplicação do aeroporto de Salvador. No entanto, em tempos de tanta tecnologia, e com a China, por exemplo, construindo uma ponte de 40 quilômetros em quatro anos (concluída em 2011), espanta o prazo de conclusão da obra: 2039. Nossa, corre o risco de a ponte Salvador/Itaparica já estar precisando de reforma...
Será que na casa deles é assim?
A notícia: "O aeroporto de Salvador (BA) foi considerado o segundo pior em higiene dos banheiros – entre 10 avaliados no Brasil. Em uma escala de 0 a 5, os sanitários do aeroporto receberam nota 3,48 segundo avaliação de passageiros. A conclusão é de pesquisa da Secretaria de Aviação Civil (SAC)."
O comentário: sou testemunha. Viajo frequentemente e há anos que os banheiros do nosso aeroporto são um horror de sujeira e, claro, mau cheiro. Mas não são nem de longe os únicos. Em lojas, de supermercados, postos de combustíveis, algumas repartições públicas,e, pasmem, lanchonetes e restaurantes, a situação é calamitosa. Em muitos deles permanece, meses a fio, aviso do tipo "não use a descarga" (!). Fezes e urina se espalham em volta do vaso. Má educação de usuários e desprezo total pela mais elementar higiene por parte de donos ou gerentes são as causas principais. Com ajuda, claro, da omissão da Vigilância Sanitária.

O pior está por vir
A notícia: "Apesar do receio de que um aumento no preço dos produtos afaste ainda mais a demanda, indústria, comércio e empresas de logística já reconhecem que o repasse da alta na conta de luz será inevitável. Os preços devem subir em quase todos os segmentos da indústria: de têxtil a máquinas e equipamentos. Os lojistas devem repassar não só o custo maior do produto que chega do fornecedor como o desembolso mensal maior com a tarifa de energia."
Conclusão: preparem os bolsos, porque a Quarta-Feira de Cinzas promete ser terrível. Ah, sim, em abril tem novo aumento da gasolina. Incrível, mas real. E bota REAL nisso.

O bom exemplo de Marta Góes
Durante todos os dias do Carnaval, o Camarote Marta Góes vai receber doações de livros – vindas de todos os foliões convidados. A ideia da promoter e banqueteira Marta Góes é reunir um grande acervo, que logo depois da folia será distribuído entre grandes bibliotecas públicas na capital baiana. Para isso, o espaço contará com um posto para doações, funcionando entre quinta e terça-feira, dias de funcionamento do camarote. Pois é, Carnaval também é cultura.

Por que não mantêm? (I)
ATransalcvador fez, uns meses atrás, um ótimo trabalho no cruzamento da Cardeal da Silva que dá acesso à TV Itapoan, para impedir uma contramão clássica que gera risco e engarrafamentos. Colocou dois agentes, cones, e o trânsito, já a partir das 7 da manhã, ficou civilizado e rápido. Mas a operação só durou DOIS dias. Salvadordalinianamente, pergunto: por que acabaram com uma operação que foi sucesso? Hum!

Por que não mantêm? (II)
Fato semelhante ocorreu com a PM, na Lapinha. Meses atrás, diante de protestos dos moradores, foi colocada uma dupla de policiais na área do Largo da Soledade, o que reduziu bastante os assaltos diários e uso de drogas no local, que, aliás, é um sítio histórico da capital.
No entanto, há mais ou menos um mês, os policiais sumiram. De novo, pergunto: por que, minha gente, por que?

Por falar em descontinuidade...
É impressionante, para dizer o mínimo, como as ações triviais de segurança, trânsito e mesmo limpeza são feitas de forma atabalhoada nesta cidade e nessa velha Bahia.
Nada dura o suficiente para dar os resultados que se espera. Uma esculhambação, enfim.

Nenhum comentário: