sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Campanha do governo é acusada de ser machista

Uma campanha bem intencionada do Ministério da Justiça (MJ) com objetivo de desestimular o consumo de álcool entre os jovens foi criticada por muitos usuários do Facebook, que consideraram as peças publicitárias "machistas", "moralistas" e "hipócritas".
Na tarde desta quinta-feira, a página do ministério publicou uma imagem de uma mulher com expressão apreensiva enquanto outras duas riem ao fundo. Sobre a imagem, a mensagem: "Bebeu demais e esqueceu do que fez? Seus amigos irão lembrar por muito tempo". Em seguida, o slogan reforça: "Bebeu, perdeu. Curta a vida sem beber".
Para muitos usuários do Facebook, o post do Ministério da Justiça reforça o discurso de que a mulher é culpada das violências que sofre. Após três horas da publicação, o post havia gerado mais de 1.300 comentários, majoritariamente negativos. Diante da avalanche de reclamações, o órgão acabou deletando a publicação e pedindo desculpas.
A maioria dos comentários críticos partiram de mulheres, mas vários homens também reagiram à campanha.
"Errar é humano. Beber é lícito. Quem erra é quem humilha e despreza quem bebeu e 'pagou mico'. Há uma confusão aqui entre vítima e agressor", observou João Paulo Ruben.

Post deletado

Ao deletar o post, o Ministério da Justiça pediu desculpas, mas defendeu a campanha.
"A campanha#‎BebeuPerdeué muito mais do que isso. Nós nos equivocamos com a peça. Ela tem o objetivo de conscientizar jovens até 24 anos sobre os malefícios do álcool. Atuamos em políticas públicas em conjunto com a Secretaria de Políticas para a Mulher (SPM) contra a violência doméstica, o feminicídio e outras formas de violência contra a mulher. Pedimos desculpas pelo mal entendido e ao mesmo tempo contamos com a colaboração de todos na campanha. Abraços".
No entanto, a reação negativa não se resumiu apenas a peça que abordava o consumo de álcool por mulheres. As críticas continuaram mesmo após a eliminação da publicação de hoje. A campanha #bebeuperdeu foi realizada no carnaval de 2014 e retomada agora. O MJ informou que ela será mantida ao longo do ano, em grandes shows, feriados e festas populares tradicionais.
 "A campanha inteira é ruim, não só pelo machismo, mas pelo proibicionismo moralista e ineficaz", escreveu Daniela Fernandes Alarcon, em resposta ao pedido de desculpas do Ministério.
Uma publicação voltada para o público masculino, compartilhada pelo Ministério da Justiça na quarta-feira, também gerou polêmica. Ela mostra um homem bêbado sem camisa sentado no chão e diz: "Algumas cervejas, horas jogado no chão, vários whatsapps para a ex".
Nesse caso, houve comentários críticos e elogiosos. Alguns usuários também viram nela um conteúdo machista e moralista.
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