quinta-feira, 7 de julho de 2016

O que é o vírus HummingBad, que afeta milhões de celulares com Android

Um vírus que ataca celulares com o sistema operacional Android tem afetado milhões de pessoas em todo o mundo. Conhecido como "HummingBad", ele age inserindo publicidade infectada e instalando aplicativos falsos nos aparelhos.
O vírus cria um "unrootkit" - uma espécie de "porta dos fundos" que permite acesso total ao dispositivo móvel - permanente por onde podem entrar anúncios fraudulentos que geram lucros para o criador do vírus por meio de cliques forçados em links infectados.
A CheckPoint Security, empresa especialista em segurança cibernética que descobriu o malware, estima que pelo menos 10 milhões de usuários no mundo todo, principalmente na China e na Índia, tenham sido atingidos.
O HummingBad foi descoberto em fevereiro, mas acredita-se que ele já existia em meados do ano passado.
Estima-se que, desde então, os criadores do vírus - que a CheckPoint afirma serem de Yuzhong, na China - estejam faturando cerca de US$ 300 mil por mês.
O Google - desenvolvedor do Android -, por sua vez, disse estar consciente da existência desse malware e que "está melhorando constantemente seu sistema para que ele seja capaz de detectá-lo".
Mas o que é possível fazer para evitar ser uma vítima de HummingBad - ou para se livrar dele? Click no link e veja o guia básico que a BBC Mundo, serviço em espanhol da BBC, preparou.


Nenhum comentário: