Existem dois tipos de pessoa na
internet: as que compartilham sem ler e as que comentam "você compartilhou
sem ler!". De acordo com um novo estudo feito pela Universidade Columbia e pelo
Instituto Nacional Francês, o primeiro grupo é maioria absoluta nas redes
sociais. Ou pelo menos no Twitter.
O experimento avaliou quase 3 milhões de
posts no Twitter, nos quais eram compartilhadas notícias de 5 grandes sites:
BBC, CNN, Fox News, New York Times e Huffington Post. Todos eles usavam o
encurtador de links Bit.ly. O serviço guarda o número de clicks que cada link
encurtado recebe - informação que foi utilizada no estudo.
Os pesquisadores rastrearam o número de
vezes que cada link foi compartilhado, tanto a partir da fonte original quanto
de posts de outros usuários. Depois, compararam essa quantidade com o número de
vezes que cada link foi aberto.
Resultado:
59% dos links postados no Twitter nunca foram clicados. Ou seja: de cada 10
pessoas que compartilharam um link, 6 não tinham clicado nele (e, portanto, não
haviam sequer lido a notícia).
Se a situação já não fosse familiar o
suficiente, o site The Science Post, um Sensacionalista que faz paródias de
notícias científicas, fez um teste parecido no mesmo mês do experimento.
Publicou um texto chamado "70% dos usuários do Facebook só lêem a
manchete de notícias científicas antes de comentar". Ele trazia
parágrafos inteiros de lorem ipsum, texto sem sentido usado para
preencher páginas em teste. Mesmo assim, a matéria foi compartilhada por 46 mil
pessoas - e o site acredita que grande parte delas não entendeu a ironia.
Piadas a parte, os autores do estudo com
o Twitter acreditam que estamos mudando nossa forma de consumir informação
- e isso significa estar mais disposto a compartilhar do que a ler. "As
pessoas formam suas opiniões baseadas em um resumo, ou um resumo de resumos,
sem fazer o esforço de ser aprofundar em um tema", acredita Arnaud Legout,
do Instituto Nacional Francês. (Super Interessante)
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