quarta-feira, 13 de julho de 2016

Ouvir música te deixa arrepiado? Você tem um cérebro especial

Cientistas finalmente descobriram porque algumas pessoas têm "orgasmos na pele" quando escutam certos acordes e outras não sentem nada.

É difícil imaginar que a combinação de apenas 7 notas musicais seja capaz de ter um efeito tão forte sobre o nosso corpo. O coração acelera, as mãos suam e os pelos se arrepiam quando os acordes aparecem em uma ordem especial. Cerca de metade da população tem esse tipo de reação física à música e cientistas de Harvard descobriram porque: o cérebro dessas pessoas possui conexões especiais que afetam como canções são processadas.
Os pesquisadores recrutaram vinte fãs de música: dez que sentem arrepios musicais com frequência e outros dez que nunca passaram pelo fenômeno. Cada um teve direito a trazer até 5 das suas músicas favoritas: as opções iam desde Coldplay até as sinfonias de Wagner.
Primeiro, eles observaram os efeitos das músicas dentro do laboratório. Monitoraram os batimentos cardíacos e o suor da pele, que indica excitação (tanto sexual quanto emocional), enquanto os voluntários ouviam só os trechos arrepiantes de cada faixa. O coração de todos os participantes acelerou, mas a resposta emocional dos participantes que arrepiam foi bem mais intensa.
Depois, os cientistas analisaram o cérebro de cada voluntário, usando a técnica de ressonância magnética de tensor de difusão, que mostra as conexões entre diferentes regiões do cérebro. Eles descobriram que os participantes do "grupo do arrepio" tinha mais fibras nervosas saindo do córtex auditivo e se ligando ao córtex insular anterior e o córtex prefrontal, que processam sentimentos e monitoram emoções.
A conectividade extra desses cérebros provavelmente intensifica a experiência sensorial provocada pela música. Os pesquisadores não sabem se as pessoas que se arrepiam nascem mais sensíveis ou se é possível desenvolver essas conexões ouvindo e se emocionando com novas músicas.


Leia mais no Super Interessante

Nenhum comentário: