segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A verdadeira razão pela qual rimos



Rir é algo um tanto esquisito - e que fazemos muito.

Um estudo mostrou que, a cada dez minutos de conversa, uma pessoa ri sete vezes.

E não rimos quando achamos que rimos. Se você perguntar às pessoas o que as faz rir, elas falarão de piadas e humor, mas a verdade é que rimos com mais frequência quando estamos com outras pessoas - e quase nunca das tais piadas.

A risada é uma emoção social - a usamos para manter laços. Também emitimos uma série de sons estranhos quando rimos, e todos indicam que o músculo do peito está fazendo pressão na caixa toráxica para que o ar saia.

Trata-se também de uma forma bem primitiva de produzir um som. Imagens de ressonância magnética mostram que, quando alguém ri, não existe movimento real da língua, mandíbula, palato ou lábios. Toda a ação ocorre na caixa toráxica. A risada é uma expressão emocional não verbal, e esses sons normalmente são produzidos quando estamos prestes a experimentar emoções fortes. São mais próximos de chamados entre animais do que de nossa fala normal.

Nós produzimos esses sons de formas bem simples (ao contrário da fala), e eles são controlados por um sistema cerebral "mais antigo" em termos de evolução, responsável pela vocalização em todos os mamíferos (ao contrário da fala). Por isso, um derrame pode afetar a habilidade de falar, mas preservar sua capacidade de rir e chorar. O dano terá sido nas áreas que viabilizam a fala, mas o sistema emocional mais antigo está intacto.

Por estarem presentes em todos os grupos humanos e em outros mamíferos, essas expressões não verbais são frequentemente associadas a expressões de emoções consideradas mais básicas. Isso explica por que algumas emoções são bem similares entre espécies - pense na semelhança entre os rostos de um humano e um lobo com raiva.

As pessoas reconhecem uma risada mesmo quando ela é produzida por alguém de uma cultura bastante diferente. Leia mais no BBCBrasil.

Nenhum comentário: