quarta-feira, 26 de outubro de 2016

'Se a coisa tá preta, tá boa': a loja na Bahia que abre mercados com proposta '100% negra'



 O mundo da moda não reflete a realidade do Brasil, país em que os negros (pretos e pardos) são maioria - somavam 53,6% da população em 2014.

De olho nessa desproporção histórica, um jovem casal de Salvador criou uma loja virtual que tenta mostrar que é possível, sim, priorizar a negritude nesse mercado - e lucrar com isso.

Lançada neste ano, a Kumasi é uma plataforma de vendas online que reúne artigos artesanais produzidos somente por pequenos empreendedores negros.


"É uma loja também para marcar posição. Abrir e ocupar espaço no ambiente de negócios, criar uma narrativa protagonizada por nós mesmos", diz Lucas Santana, 23 anos.

Estudante de Engenharia Elétrica, ele toca o negócio ao lado da namorada, Monique Evelle, 23 anos, e da sogra Neuza Nascimento, 46 anos.

Frases e expressões feministas e antirracismo estampam produtos à venda no site. "Poder às minas pretas", "Nunca fui tímida, fui silenciada", "Tentaram nos enterrar, esqueceram que somos sementes".

Com seis meses de funcionamento, a Kumasi vem ganhando espaço em duas frentes: clientes tradicionais, atraídos por peças específicas, e os "ativistas", que consomem por uma causa.



Desabafo social

E a própria loja nasceu por uma causa: levantar recursos para bancar a Desabafo Social, rede de educação em direitos humanos criada por Monique e que transformou a jovem em referência quando o assunto é feminismo negro e ativismo social no Brasil.

A rede de jovens e adolescentes começou em 2011 como uma chapa de grêmio estudantil de escola pública. Hoje tem 30 mil seguidores na internet. Com 80 voluntários em 13 Estados, organiza grupos de estudos, videoconferências e oficinas sobre temas como racismo e inserção social.


Pensando em como bancar a rede, Monique e Lucas tiveram a ideia de vender camisetas com a frase que se tornou marca registrada da jovem: "Se a coisa tá preta, a coisa tá boa". Leia matéria completa no BBCBrasil.

Nenhum comentário: