sábado, 22 de outubro de 2016

Representantes de 27 municípios da Bahia participam da Feira do Semiárido

     A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realiza de 24 a 27 de outubro a 10ª Feira do Semiárido, evento que promove diálogo e troca de experiências entre comunidade acadêmica e externa sobre a região. A Feira vai acontecer no campus universitário e terá como tema "A relação campo-cidade e os desafios para os territórios". O público estimado é de seis mil pessoas.

            Realizada na Uefs desde 2003, a programação da Feira do Semiárido inclui atividades acadêmicas e culturais, debates e exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar e de grupos de economia solidária. Nesta edição serão 50 estandes com representantes de 27 municípios da Bahia, como Riachão do Jacuípe, Conceição do Coité, Monte Santo, Itabuna, Senhor do Bonfim, Salvador, Água Fria, Coração de Maria, Abaíra e Pé de Serra. Nos quatro dias de Feira vão ser comercializados no Hangar da Uefs, de 8 às 20h, alimentos, bebidas artesanais, artesanato, acessórios de couros, confecções, plantas e velas ornamentais.

O evento também reúne professores, alunos e pesquisadores de diversas instituições do país. Dentre os assuntos abordados estão desenvolvimento territorial e gestão social, agricultura familiar, economia solidária e agroecologia, identidade cultural e regional, estratégias de convivência com o semiárido, educação do campo, direitos humanos e saúde. “É um evento importante porque congrega várias instituições governamentais e não governamentais para discutir os problemas e as potencialidades do Semiárido. É um momento de reflexão e de propor políticas para a região”, afirmou a coordenadora da Feira professora Sônia Coutinho.

         A Feira do Semiárido é realizada pela Uefs e organizada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), Movimento de Organização Comunitária (MOC), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana (Sintraf), Centro de Apoio aos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, Centro Público de Economia Solidária da Bahia (Cesol), Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter Portal do Sertão), Planterr e Incubadora de Iniciativas de Economia Popular e Solidária da Uefs.


Programação completa da 10ª Feira do Semiárido

Nenhum comentário: