domingo, 16 de outubro de 2016

Qual o papel das crianças e jovens na manutenção das fontes de água, energia e alimentos?



Alimentos, água e energia são algumas das nossas necessidades básicas. Ainda assim, no Brasil, há uma crescente pressão sobre a produção desses itens. Políticos, fornecedores e cidadãos precisam, muitas vezes, tomar decisões difíceis sobre como negociar esses três recursos.

No debate alimentos versus combustíveis, por exemplo, a pergunta a ser feita é: será que fazendeiros deveriam reservar terras para a produção de alimentos ou para a produção de biocombustíveis que podem ser convertidos para geração de energia?

Em tempos de crescimento populacional e rápida urbanização, é fundamental considerar essa complexa e muitas vezes difícil relação entre alimentos, água, e geração de energia. O número de pesquisadores que falam sobre essa relação ou "nexo" vem aumentando. Porque esse nexo deve ser bem balanceado para atingir as metas de desenvolvimento sustentável. De fato, essa é a realidade do Brasil, que ocupa uma posição significativa como produtor de alimentos e na geração de energia para o mercado global.

Intervenções necessárias

Nós já sabemos que intervenções em escalas variadas - da nacional à local - são necessárias para reduzir significativamente os impactos resultantes do mau manejo de recursos de água e energia.

Contudo, pesquisas recentes sobre a conexão entre alimentos-água-energia tende a focar em uma escala maior: em assuntos de governabilidade desse nexo e em flutuações no que diz respeito à alimentos, água e combustíveis dentro e entre cidades.  Click no link e leia mais no BBCBrasil

Nenhum comentário: