quinta-feira, 25 de julho de 2019

UNAMACS- Universidade essencial e que precisa ser consolidada

Cesar Oliveira
A preservação do Meio Ambiente depende essencialmente de uma consciência coletiva e da existência de indivíduos capacitados para responder as demandas oriundas na área e se tornarem multiplicadores desse conhecimento. Dentro dessa perspectiva a criação da UNAMACS- Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cidadania Sustentável é um projeto essencial.
A experiência de Feira é a primeira da Bahia e do Norte Nordeste e a terceira do Brasil( há uma em São Paulo e outra em Curitiba) e tem se revelado um sucesso até aqui, com realização de diversos cursos. Improvisadamente instalada no Parque Frei Monteiro, ela precisa ser consolidada, fortalecida, com criação de um auditório modular para cursos, melhorias, e sede definitiva (acho que estar no Parque é um local apropriado embora alguns argumentem que dificulta o acesso). Atualmente ela está sendo tocada por Elisangela Lucena e Erika Teles com imensa disposição e a colaboração de muitos professores que participam voluntariamente desses treinamentos.

A Sociedade- que em sua maioria a desconhece- não é capaz de imaginar a importância e o impacto que uma Universidade desse tipo tem em nosso futuro. Espero que o prefeito Colbert- professor e um homem dos tempos atuais- fortaleça esse projeto, lhe dê uma dimensão ainda maior e que Feira se mantenha envolvida em sua defesa. Vida longa a Unamacs!

Nenhum comentário: