segunda-feira, 8 de abril de 2013

Alex Ferraz

CAOS
O trânsito continua infernal na Avenida Joana Angélica, sentido Piedade/Campo da Pólvora. O tempo médio para fazer o trajeto tem sido de 30 minutos. E não se vê um só agente da Transalvador no trecho. Haja!

Para onde querem, quando querem
É necessário que a Secretaria de Transportes da prefeitura de municipal aja imediatamente no sentido de coibir a carga e descarga em horários e locais que atrapalhem o trânsito. O que se tem visto na cidade - e não se pode culpar a atual administração por isso, pois vem de uma herança de total anarquia na capital baiana, mas urge que a situação mude - são caminhões (médios, grandes e pequenos) parados tomando meia pista ou até a pista inteira (caso de Pau da Lima por exemplo), e até mesmo em pontos de ônibus, como testemunhei na última setxa-feira, na Avenida D. João VI, em Brotas. Os motoristas se acham donos do espaço público e quem reclama recebe palavrões e até ameaças de agressão física.
Donos de mercadinhos, bares, mercearias etc. também desdenham e fazem até chacota daqueles motoristas que criticam o tremendo abuso, coisa que só acontece nesta cidade, onde oito anos de ausência de autoridade geraram a baderna atual no trânsito. Cada motorista – inclusive os particulares - se acha dono da cidade: invade sinais, faz manobras absurdas, bloqueia pistas e ainda olha para os que se queixam com cara de quem não gostou ou mesmo ameaçando.
Portanto, só mesmo multa alta e Polícia podem impedir tal desmando.

Frase:” Motoristas de caminhão fazem o querem na cidade. E quem reclama é ameaçado. Uma baderna

Para a Copa,
tem (I)

Da série: é evento esportivo ou guerra?
A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), criada pelo Ministério da Justiça, comprou R$ 50,6 milhões em equipamentos não letais para uso na Copa do Mundo de 2014 e na Copa das Confederações em 2013. Ao todo, foram 98 mil itens não letais adquiridos pelo governo federal para o Mundial do ano que vem, entre armas de choque, granadas explosivas de efeito moral, granadas de luz e som, de emissão lacrimogênea fumígena tríplice, sprays de pimenta com chip de rastreabilidade, máscaras contra gases etc.  Bem, pelo menos o governo paralelo da Fifa vai trazer este benefício, ainda que momentâneo, para os brasileiros.

Para a Copa,
tem (II)

No entanto, se preparem. Assim que acabar a Copa, tudo volta a ser resolvido na bala, e balas que só atingem a população pobre e negra.
Este é o país que tem um racista e homofóbico declarado presidente uma Comissão de Direitos Humanos. Dizer mais o quê?

Povo sem
educação

Esta Tribuna mostrou na semana passada a enorme quantidade de lixo (quentinhas, copos, garrafas, papel) que banhista mal educados jogam na areia do Porto da Barra.
Um tempo atrás, colocaram lixeiras, que foram, claro, depredadas. Tem jeito não.

Parou
por quê?

O Relógio de São Pedro segue, há meses, marcando duas horas, a qualquer hora. Como é maltratado este que é mais um símbolo da cidade.

Insegurança
absoluta

Na Ladeira e Largo da Soledade continua reinando a total insegurança pública. Uso de drogas, assaltos e trocas de tiros são fatos comuns, diários e até à luz do dia.
Urge que a Polícia reative um módulo que havia no local. Nunca é demais lembrar que há pelo menos cinco grandes colégios naquela região, inclusive o Carneiro Ribeiro. Mas quem liga?
1 IMPOSTO - A Receita Federal disponibiliza a partir das 9 horas de hoje a consulta ao lote de restituição multiexercício do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (exercícios 2012, 2011, 2010, 2009 e 2008).
2 COELBA – O Energia com Cidadania, projeto da Coelba, será iniciado no período de hoje a 9, no bairro do Uruguai. A caravana de serviços estará localizada nesse período no Conjunto Santa Luzia, quadra 15.
3 SAÚDE - A S.O.S. Vida promoverá a I Jornada Nacional de Atenção Domiciliar – JONAD nos dias 8 e 9 de agosto, no Hotel Othon, em Salvador.
4 TRABALHO - O I Encontro Regional para criação e fortalecimento de fóruns municipais de prevenção e erradicação do trabalho infantil será no Território de Identidade da Bacia do Paramirim, em setembro deste ano.

Nenhum comentário: