segunda-feira, 29 de abril de 2013

Alex Ferraz

ABSURDO!
Jêrome Volker, secretário-geral da Fifa, disse, em claras palavras, que prefere realizar Copa do Mundo em países governados por ditaduras, porque ninguém discute as determinações do governo. Pelo visto, o Brasil é uma delas...

Frase: “A Lei Geral da Copa submete o Estado brasileiro à soberania da Fifa” (Jorge Béja)

O Brasil cai de quatro diante da Fifa
Sem mais delongas – e apenas assinalando que venha dizendo isso há mais de um ano -, seguem trechos de artigo escrito por Jorge Béja para o blog Tribuna da Imprensa: “A chamada Lei Geral da Copa (Lei nº 12.663, de 5 de junho de 2012) é inacreditável e inaceitável. São 71 artigos que submetem o Estado Brasileiro à soberania da Fifa durante a Copa das Confederações (2013) e a Copa do Mundo (2014). No seu período de vigência, o Estatuto do Torcedor, o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, o Estatuto do Idosos e muitas outras legislações nacionais deixam de prevalecer,por inteiro, ou partes distintas.”
“A Fifa e a Subisidiária Fifa no Brasil, duas pessoas jurídicas de direito privado, ficam totalmente imunes à legislação nacional. Poderia citar muitas situações. Mas são muitas e muitas e falta espaço. Por isso cito apenas duas: ambas instituições estão dispensadas de pagar qualquer tributo, imposto ou taxa à administração brasileira. A elas, todos os lucros. E delas, nenhuma obrigação tributária, fiscal, civil ou criminal. É a União (ou seja, o Estado Brasileiro) quem deve arcar com todas as responsabilidades, inclusive as indenizatórias.”
“A Advocacia-Geral da União foi investida no Poder de Jurisdição para dirimir conflitos e demandas que sejam decorrentes dos dois eventos e a União é obrigada, sempre, a integrar o polo passivo dos processos. Em outras palavras, o Estado Brasileiro sempre estará sentado no banco dos réus.”

Ainda sobre o
governo Fifa (I)

Prossegue o artigo: “E para abrir ou sofrer processos judiciais, a Fifa e sua subsidiária no Brasil ficam dispensadas do pagamento de custas, emolumentos, taxas, honorários de peritos e advogados, saia vencedora ou vencida. Segundo a Lei Geral da Copa pode-se beber à vontade, antes, durante e depois das partidas, dentro e fora dos estádios, em afronta à proibição contida no Estatuto do Torcedor.”

Ainda sobre o
governo Fifa (II)

“Num raio de 2 quilômetros dos estádios onde as partidas de futebol serão disputadas, passa a existir uma exceção à prática do livre comércio, garantida na Constituição Brasileira: nenhum produto (comestível ou não, material ou imaterial) relacionado às duas Copas poderá ser comercializado, salvo com autorização da Fifa, única a lucrar com o negócio. Um exemplo: se um morador pintar sua casa de verde e amarelo e escrever uma saudação à Copa do Mundo da Fifa o morador será preso, processado e condenado, além de ser obrigado a desfazer a pintura e pagar indenização à Fifa. Vender um quitute caseiro, mesmo dentro de casa, com alusão ao evento passa a ser delito de concorrência desleal e o sujeito também é preso.”

Ainda sobre o
governo Fifa (III)

Finalizando: “Afrouxou-se, demasiadamente, a entrada de estrangeiros no Brasil, por causa dos dois eventos (aí se inclui também a Jornada Mundial da Juventude), tanto para assistir quanto para participar. Ninguém se submeterá ao rigor da lei vigente. Desde a abertura até o encerramento da Copa do Mundo de 2014, os calendários escolares é que devem se submeter aos dias e horários dos jogos e, não, estes àqueles.”
Em resumo, mais uma grande VERGONHA nacional. Êta país corrupto, gente!

“Volunotários”
são patéticos

Ainda ontem vi na TV matérias sobre os voluntários (a quem chamo de “volunOTÁRIOS”, com licença de Emmerson José), milhares de pessoas que vão trabalhar de GRAÇA para uma entidade e um evento bilionários. Patéticos.

É isso aí,
e fim de papo

E não me venham com a conversa mole pra boi dormir de que todos os países aceitam essa ditadura da Fifa. Brasil e África do Sul, sim, porque são terceiríssimo mundo. Mas Alemanha, França, EUA e outros, nananinha!
MOSTRA - O vernissage da exposição “MAXI-mini”, da artista plástica Evoá Ferreira, será hoje, às19h30, no Espaço Castro Alves, da Livraria Saraiva, no Salvador Shopping. A mostra ficará aberta à visitação de amanhã a 13 de maio.
SAC - Todos os 30 Postos da capital e interior, bem como os 14 Pontos Cidadão que integram a Rede SAC, estarão fechados nesta quarta-feira (1º), quando se comemora o Dia do Trabalho. Nesta data, apenas as duas unidades móveis prestarão atendimento à população, dentro do roteiro de visitas pré-estabelecido.

ANIMAÇÃO - Em junho, mês que o canal Gloob comemora um ano no ar, estreia mais uma novidade na faixa retrô: o clássico “Caverna do Dragão”. A animação, baseada no jogo de RPG "Dungeons & Dragons", que foi sucesso durante os anos 80, volta a ser exibida na TV com sua dublagem original. A previsão de estreia é para 24 de junho.

Nenhum comentário: