sexta-feira, 5 de abril de 2013





Senhor, dai-me paciência!

Eu acho que ando falando grego, javanês, nagô ou coisa assim. O leitor que, há muito tempo, me chamou de “católico medíocre”, reagiu à nota em que citei o fato na semana passada. Vejam o que ele disse, como sempre, no anonimato: “...se você acha os católicos medíocres e mesmo assim se dizia católico e espírita, então você é um católico medíocre e o que há de mais medíocre para um católico do que pertencer a todo tipo de religião simultaneamente adotando a prática medíocre do relativismo religioso como a verdadeira religião que ama a tudo e a todos, mesmo aos satanistas, quem sabe”. Perdoa, pai ele não entendeu o que leu e nem sabe o que diz.


Vejamos o que eu disse e repito sempre

...eu tenho fé em Deus e sou cristão, mas não adoto nenhuma religião.  Fui batizado, crismado e casado na Igreja Católica, mas desde a adolescência frequento centros espíritas, já participei de cultos protestantes, frequentei terreiros e participei de rituais de Umbanda. Já estudei antigas religiões, li tanto a Bíblia quanto o Mahabharata. Sou Mestre Maçom e me dediquei ao conhecimento da antropologia religiosa da humanidade. Sirvo, tanto material quanto espiritualmente, a tantos quantos me pedem sem fazer distinção de crenças, pois o que interessa é a fé no ser superior, criador e senhor do universo e somente a este devo satisfações. Em nenhum momento chamei os católicos de medíocres, e desafio a quem prove que algum dia, em algum momento, desrespeitei os adeptos de qualquer religião. Respeito todas as crenças. O que não respeito são os mercadores da fé e religiosos de conveniência.

 E pra acabar com essa conversa

Não acredito em Satanás. E caso ele existisse eu teria que respeitá-lo como nosso irmão, pois que, segundo as religiões que admitem a sua existência, ele seria um anjo, um filho de Deus. Decaído, mas ainda assim, um filho de Deus, nosso irmão. Portanto, como filhos de Deus, Cristãos, teríamos que amá-lo, respeitá-lo e sempre orar por ele, para que se regenerasse e pudesse novamente habitar a casa do Senhor.
  
Inclusie, presidentes
Xing Ling
Congresso de Cardiologia

O Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) estarão representados no Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia a ser realizado na próxima semana, no Bahia Othon Palace, entre os dias 10 e 13, quarta, quinta, sexta e sábado, respectivamente. O Grupo de Pesquisa em Cardiooncologia do HDPA e da UEFS encaminhou seis trabalhos para este Congresso. Destes, três foram aprovados para apresentação oral e três para apresentação no formato de pôster. Fazem parte deste grupo cardiologistas, oncologistas, psicólogas, bioquímicos e assistentes sociais que atuam no HDPA, além de estudantes do curso de medicina da UEFS. A informação é do Prof. Dr. André Almeida, Professor de Cardiologia da UEFS e Coordenador do Serviço de Ecocardiografia  do Hospital Dom Pedro de Alcântara.

 PM Equipada

 

Regularização Fundiária

Começou ontem, dia 04, em Maria Quitéria, a  Atualização Cadastral para Regularização Fundiária de todos os agricultores que solicitaram através a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA/SEAGRI/BA). A ação prossegue hoje (05) em Humildes, na Associação de Moradores, amanhã (06) em Ipuaçu, no Colégio Polivalente, segunda-feira (08), no  Sindicato de Trabalhadores Rurais na Barroquinha para os agricultores de Bonfim de Feira, Jaguara, Tiquaruçu, Matinha Jaíba e Mantiba, e na terça-feira (09) e quarta-feira (10), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Além da atualização também poderão ser feitos novos cadastros. Os documentos necessários são: fotocopias do RG, CPF, certidão de casamento (se for o caso) e fotocopias dos documentos pessoais do cônjuge. Também são necessários documentos da propriedade, como ITR, CCIR, recibo de compra e venda e recibos de água e luz anteriores a 2007. A importância da Regularização Fundiária é garantir ao trabalhador rural, o acesso à terra e a Inserção nas políticas públicas dos governos estadual, federal e municipal, a exemplo do Seguro Safra, Bolsa Estiagem e créditos bancários para custeios e investimentos. As informações são do secretário municipal de Agricultura, Ozeny Moraes.
  Bilhete

Demissão

O jornalista Uziel Bueno, filiado ao PTN, com mandato de deputado estadual foi demitido da Rádio Tudo FM, onde fazia diariamente o programa de maior audiência da emissora, “Acorda pra Vida”. Parlamentar de posições firmes, Uziel Bueno é um dos mais expressivos e  atuantes representantes da bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, ao lado de Carlos Geilson, também radialista. O PTN emitiu nota pública afirmando “não acreditar que trate-se de uma decisão política em decorrência de suas posições firmes e que venham contrariar interesses estranhos à emissora, pois isso atenta contra o estado democrático de direito e a liberdade de expressão”. Pode acreditar que foi por isso, presidente Maurício Bacelar. É prática comum deste governo ameaçar órgãos de comunicação para pedir a cabeça de profissionais que não rezam pela cartilha do PT.
  
Roubaram a minha idéia... ainda bem

  
Simpósio de Entomologia

Chamar a atenção para as formas como os insetos e demais artrópodes são incorporados à cultura humana, de forma material ou intelectual, é o objetivo principal do 1º Simpósio Brasileiro de Entomologia Cultural (1º SBEC). O evento será realizado no período de 6 a 8 de maio, na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O Simpósio tem como público-alvo professores, pesquisadores, profissionais da educação básica e alunos de graduação e pós-graduação. As inscrições terão preços diferenciados até o dia 19 de abril e já podem ser feitas através do site do evento: www.entomologiacultural.com.br . Vá! No mínimo, quando alguém disser que você é um inseto, você já saberá com qual deles você se identifica melhor.

 Isso que é protesto

  
“Movimento dos Sem Água”

Maior estado do Nordeste, a Bahia também é a maior impactada pelos efeitos da seca. De acordo com a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeita Maria Quitéria, “a proposta de fechar as estradas estaduais e invadir Brasília está, no momento, suspensa, até a UPB analisar o impacto das verbas e medidas contra a estiagem prometidas esta semana pela presidente Dilma Rousseff, que garantiu destinar R$ 9 bilhões para enfrentamento da seca do Nordeste, além de outras medidas como ampliação de crédito, doação de cisternas e de milho”. Primeira mulher a comandar a UPB, Quitéria já mostra que não está para brincadeira. E eu já começo a simpatizar com essa prefeita.

Cabra bom taí



Estupro Cultural

Bicampeão do mundo pela seleção brasileira em 1958 e 1962, Garrincha está proibido pela Fifa de ter seu nome associado ao estádio de Brasília durante a Copa das Confederações e a Copa-2014. O ex-craque do Botafogo dá nome ao estádio da capital federal desde a década de 1980. A Fifa, no entanto, decidiu que, durante as competições que organiza, o complemento “Mané Garrincha” não será permitido. E isso terá de ser respeitado em propagandas e divulgações dos eventos, sob o frágil argumento de que as competições são de “interesse internacional e que devem manter a consistência dos nomes dos estádios”. Contudo, outros estádios que também possuem nomes tradicionais, e, em tese, de difícil compreensão semântica para o público internacional, como Maracanã e Mineirão, não sofrerão mudança. E o governo aceita passivamente a mais esse estupro cultural.

 Frase


Latim de botequim

Quousque tandem abutere, medius, patiencia mia

É Sócratates todo
  

Parachoque de caminhão


“Só não mando a sogra para o inferno porque tenho pena do diabo” (coletado pela professora Lélia Vitor)

Philosopher
“Não vos inquieteis com o dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo”. (Mat.6:34)



_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_

Por hoje é só que agora eu vou ali pedir a Deus mais um caminhão de paciência


2 comentários:

Alex disse...

Gostei do desafio, e já que você teve memória para lembrar que eu o chamei de medíocre, vou usar a minha memória e seu blog para provar que você começou isso:

Tá lá, tudo no artigo

Quem tiver ouvidos, ouça.

O papa Bento XVI pediu à Igreja Católica do Brasil que não poupe esforços para deter o crescente abandono de fiéis e enfrentar, por outro lado, a rápida expansão das comunidades evangélicas e neopentecostais. É bom saber que o Santo Padre está preocupado com isso, pois a igreja Católica tem realmente perdido muitos fiéis. Mas, pedir esforços aos seus representantes no mundo, não basta. É preciso uma mudança de pensamento e tomada de atitudes adequadas a estes novos tempos.
A Igreja Católica está perdendo fiéis não porque eles estão sendo atraídos por outras religiões, mas porque alguns líderes do Catolicismo não estão se dando ao respeito nem respeitando os fiéis. Não estão sendo bons exemplos para as comunidades. Hoje em dia, são comuns os escândalos envolvendo membros do Catolicismo. Pedofilia, homossexualidade, roubo, estão no noticiário nacional e internacional, envolvendo membros da Igreja.
Mas, engana-se quem pensa que os fiéis que deixam a Igreja Católica estão aderindo ás igrejas ditas Evangélicas. Aliás, por “Evangélicas”, entenda-se Protestante, Testemunhas de Jeová, Assembléia de Deus, Adventistas, e as demais seitas como a Assembléia de Deus, de Edir Macedo, e outras menos votadas. Todas cristãs e, portanto, ditas seguidoras do Evangelho de Jesus Cristo.
A grande maioria dos fiéis está aderindo ao Espiritismo, que não se define como religião, mas como uma ciência que estuda as coisas do Espírito. Não por acaso os filmes recém lançados, “Chico Xavier” e “Nosso Lar” estão batendo recordes de público. Aliás, o que existe de “espirtólicos”, “espiritantes” e similares é uma grandeza. Conheço muita gente que vive a papar hóstias e resmungar preces nas igrejas aos domingos e durante a semana freqüenta centros espíritas.
Um bom observador vai notar que as pessoas mais esclarecidas frequentam centros espíritas. Os medianos frequentam a igreja Católica ou Protestante, e os demais estão na Universal ou seitas menores. O ser humano tem evoluído intelectualmente, e isso requer uma nova linguagem que não aquela dos tempos de Moisés ou Jesus. Faz-se necessário uma abordagem mais inteligente, mais objetiva, sem o uso de metáforas para falar com os fiéis mais esclarecidos. E isso o Espiritismo já faz há muito tempo.

Maria José de Jesus disse...

Não entendi o comentário do Alex e onde está a mediocridade de Cristóvam Aguiar que expressa com muita clareza sua opinião.
Ele não diz em nenhum momento que é católico ou tem qualquer religião, nem desrespeitou nenhuma delas,ou eu não estou sabendo ler. Se é ofensa dizer que é necessário uma abordagem mais inteligente para falar com os mais esclarecidos... eu realmente queria entender.