quarta-feira, 19 de junho de 2013

A força e a beleza da tradicional festa junina está em Mairi

       Por muitos anos a cidade de Mairi, localizada há cerca de 400 Km de Salvador, na região das bacias dos rios Jacuípe e Paraguaçu, realizava festejos juninos que atraiam gente de todos os recantos da Bahia. O São João típico e animado que até a década de 1960 era o mais afamado da região, perdeu força diante de diversos fatores que enfraqueceram a economia do município, entre eles, as sucessivas estiagens.
         O atual governo municipal quer resgatar o esplendor dos antigos festejos e para tanto não mediu esforços. Este ano, num espaço de 30 mil m², cercada por um boa estrutura de hotéis e restaurantes, desta sexta-feira (21) até a segunda-feira (24) os visitantes poderão se divertir ao som de atrações para todos os gostos e idade, recepcionados por um povo alegre e acolhedor.
         “Quando recebemos convidados em nossa casa, ou até mesmo parentes que estavam distantes, preparávamos a casa para recebê-los da melhor maneira possível. Assim, preparamos a nossa cidade para receber os visitantes e conterrâneos que retornam nesta época para o São João e para rever amigos e familiares”, disse o prefeito Raimundo Carvalho.
         Quem chega à cidade de carro particular e entra pela praça onde estão a Prefeitura e a igreja, encontra ali um palco alternativo que funciona todos os dias com atrações regionais, onde se ouve e dança o autentico “Forró Pé de Serra”. Além de toldos para abrigo de sol ou chuva, ali há também um balcão de informações.
Quem chega de ônibus e salta na estação Rodoviária, já está em pleno circuito da festa. Ali perto há uma quadra pavimentada onde se apresentam quadrilhas, e também outro balcão de informações. Caminhando um pouco mais pela “Passarela do Forró”, após passar pelo Posto de Saúde e o Conselho Tutelar, se chega ao portal da Pista de Dança, onde além do palco Principal, onde se apresentarão Leonardo, João Lucas e Marcelo, e Harmonia do Samba, há mais um palco alternativo, uma Praça de Alimentação e os sanitários.
Partindo de Feira de Santana o acesso mais rápido para Mairi é pela Estrada do Feijão (BA-052). A segunda opção é pela BR-324, passando por Tanquinho, Riachão do Jacuípe e Capim Grosso. As estradas estão em bom estado de conservação, porém, o secretário de Cultura, Tadeu Pacheco, alerta àqueles que optarem pela Estrada do Feijão, que os últimos 30 Km estão passando por reformas, portanto, se deve dirigir com mais cautela.

Nenhum comentário: