terça-feira, 11 de junho de 2013

Alex Ferraz

CAOS
Enquanto todos se voltam para o trânsito no miolo de Salvador, a periferia vive dias infernais. Castelo Branco, Pirajá, Pau da Lima, Mata Escura e adjacências que o digam. Trava tudo das 6h30às 8h e das 17h30 às 20h. Um caos absoluto!

FRASE: Será mais um espetáculo de puro marquetismo?

Projetos, croquis e eleições: de novo?
As últimas semanas foram marcadas pelo lançamento de projetos bonitos, úteis e que certamente contribuiriam muito para melhorar a qualidade de vida em Salvador. O governo do Estado lançou editais para duplicação de avenidas, construção de passarela mirabolante entre a Lapa e o Centro Histórico, requalificação da Baixa dos Sapateiros, ufa! Para não falar em alguns projetos mais "antigos", com a ponte Salvador-Itaparica, trem ligando Salvador a Feira etc.
Calejado, lembro-me que tem sido assim nos últimos tempos, sempre, claro, quando se aproximam eleições. Promessas para o metrô entrar nos trilhos, por exemplo, foram feitas repetidas vezes ao longo dos últimos oito ou dez anos.
Sinceramente, não consigo acreditar que sequer metade das coisas anunciadas chegarão a termo. Não torço para isso, jamais, porque adoro a minha cidade e gostaria de vê-la bonita e funcionando bem. No entanto, o açodamento com que certos projetos e ordens de sercviço têm sido anunciados me faz suspeitar que haverá uma inglória luta contra o tempo, caso tais projetos sejam realmente colocados em prática. Mas, oremos!

Perguntinha
socrática (I)

Os chamados "coitadistas" relutam em discutir a urgente necessidade de redução da maioriadade penal no País.
Enquanto isso, menores de idade, por conta própria ou servindo de instrumento do crime organizado adulto, continuam praticando crimes sórdidos, diariamente.
A pergunta é: se menor de 16 anos tem responsabilidade para votar, por que não pode assumir o ônus dos seus crimes?

Perguntinha
socrática (II)

Quanto aos "coitadistas", reitero aqui comentário que já fiz nesta coluna: se estão preocupados de verdade com o destino dos menores brasileiros, por que não agem, de forma IMEDIATA, para libertá-los da miséria arrasadora que os torna pedintes em sinaleiras, catadores de comida no lixo de restaurantes e fumadores de crack?
Outra pergunta que, tenho certeza, ficará sem resposta.

Ousadia
escandalosa (I)

Em plena Avenida Joana Angélica, num dos trechos mais movimentados, bandidos invadem a Faculdade Católica e estouram um caixa eletrônico.
Resta dizer mais o que, senhores que comandam a segurança pública?

Ousadia
escandalosa (II)

E, de novo, o vigilante serviu apenas para fornecer mais uma arma à bandidagem.
Aliás, do jeito que as coisas andam no Brasil, em termos de (in) segurança pública, a chamada segurança privada não está valendo coisa alguma, não intimida mais ninguém.
Só serve mesmo para encher os bolsos dos donos das empresas do setor.

Só para
lembrar

Uma gigantesca massa de subassalariados trabalha como escrava no interior da Bahia, às vezes recebendo menos de R$ 200 POR MÊS!
É a isso que chama de "ascensão social"?
E as autoridades do Ministério do Trabalho, por que fecham os olhos?
ADOLESCENTES - Com o apoio da ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – capítulo Bahia), o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan, Cedeca/BA, realiza a segunda oficina do projeto Enfrentando a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes hoje e no dia 18, das 9h às 17h, no Pestana Convento do Carmo Hotel, localizado na Rua do Carmo, nº 1, Santo Antônio.
CONCURSO - A Prefeitura Municipal de Salvador publicou no Diário Oficial do Município deste final de semana a convocação de 253 profissionais aprovados no concurso da Secretaria de Saúde (SMS) para prestar avaliação psicológica, etapa que antecede a nomeação e posse. O psicoteste será realizado em grupos, nos dias 13 e 14 próximos.
SISAL - O público tem até amanhã para apreciar e adquirir as peças artesanais da região sisaleira da Bahia que estão na exposição “Trançar, Tecer: Valente, Araci e São Domingos”, na Galeria Mestre Abdias, do Instituto Mauá – Pelourinho.

Nenhum comentário: