sexta-feira, 14 de junho de 2013

Alex Ferraz

DESCASO
Imensa cratera (a redundância é válida) recepciona turistas e baianos que desembarcam na Ilha de Itaparica via ferry. E fica dentro da estação de Bom Despacho. Para completar, buraqueira geral no acesso a Salinas das Margaridas. Caos.

Frase: Um preso aguarda julgamento há dois anos tranaficado na delegacia minúscula de Salinas das Margaridas.

Um retrato do caos brasileiro
Em Salinas das Margaridas, bela cidade acessada via Ilha de Itaparica, há uma modesta delegacia. Nela, cerca de 10 presos se amontoam numa cela minúscula, "protegida" por grades raquíticas que podem ser derrubadas até por uma criança. Um desses presos espera julgamento há dois anos. O café da manhã é servido próximo ao mei-dia.
Ora, direis, estou a defender marginais. Nada disso. Estou a mostrar o caos absoluto do sisteme policial/prisional brasileiro, caos este que tem levado delegados e juízes a soltarem presos por não terem com o mantê-los detidos.
Voltando a Salinas, convém registrar que a cidade, apesar de ter agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, não conta com um cartório e tudo que diz respeito a este setor tem que ser resolvido longe, em Santo Antônio de Jesus.
A situação fica tanto mais grave quando se constata que o crime tem crescido assustadoramente na região, e o aumento da população será inevitável com a instalação do estaleiro em construção no Paraguaçu.
Aliás, em Salinas, o tráfico de drogas e os crimes de morte têm registrado índices aterrorizantes. Isto é Brasil. E Bahia!

Eles conseguem
tudo (I)

Nenhum cidadão comum consegue mais comprar álcool líquido. Só em gel, porque, sob esta forma, fica difícil atear fogo.
No entanto, os bandidos que agora queimam vítimas em São Paulo estão muito bem abastecidos do álcool líquido, altamente inflamável, como se sabe.

Eles conseguem
tudo (II)

Mais isso não surpreende, num país onde o crime também consegue dinamite como quem compra banana na feira e armamamentos e munições "de uso exclusivo das Força Armadas".
É o fim da picada! Mas a Copa está aí e tudo vai mudar, né, Fifa? Pois sim!

Deboche com
Cliente

Aflito para consertar sua moto, o cidadão foi à loja Axé Motos, na Djalma Dutra, comprar uma peça. Ao chegar, deu de cara com duas funcionárias batendo boca. E ao interrompê-las para perguntar sobre a peça, foi recebido com deboche e risadas (?). Procurou pelo gerente e uma delas disse: “Está falando com ela”. Eis um péssimo exemplo de atendimento.

Mais uma
grande pizza (I)

E o presidente da Câmara Federal, Henrique Alves (PMDB), diz abertamente que é a favor da flexibilização da Lei da Ficha Limpa.
Acha, por exemplo, "um absurdo" que o parecer de um Tribunal de Contas possa impedir algu´pem de candidtatar-se.
Pois é, um tribunalzinho, né? É o desdém pela Justiça e, mais que isso, pela honestide. E assim será.

Mais uma
grande pizza (II)

E por falar em pizza, a de sabor mensalão já está no forno.
A cada dia se renovam declarações, no STF, colocando em dúvida o julgamento dos mensaleiros e pregando flexibilização.
Podem apostar que ninguém porá os pés na cadeia. Tudo teatro, de novo, meu povo.

MEDALHA - O aluno do IFBA Simões Filho Yure Carneiro de Oliveira, 17 anos, aluno do 3° ano de Eletromecânica, vai receber mais uma medalha acadêmica: o jovem obteve ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2012 (OBMEP). A cerimônia vai ser realizada dia 19 próximo, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, quando os vencedores de cada Estado receberão a medalha das mãos da presidenta Dilma Roussef.
ARTESANATO - O Instituto de Artesanato Visconde de Mauá participa a partir de hoje da “Mostra de Produtos Associados ao Turismo: Artesanato Regional”. O evento, promovido pelo Ministério do Turismo, vai ser realizado, simultaneamente, nos aeroportos das cidades-sedes da Copa das Confederações, objetivando uma maior receptividade aos turistas, valorizando as características regionais de cada uma dessas cidades.
MÚSICA - Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) apresenta a segunda edição de 2013 da Série Manuel Inácio da Costa, tendo desta vez como regente o aclamado maestro alemão Andreas Wittmann. A apresentaçãoserá no próximo dia 16 (domingo), às 18 horas, na Catedral Basílica.

Nenhum comentário: