terça-feira, 20 de março de 2012

Alex Ferraz


VERGONHA!
Estarrecedor o que vem ocorrendo na Bacia de Campos. A Chevron não pagou a multa pelo vazamento do ano passado e não sabe explicar por que o óleo continua escapando. As perfurações chegam a cinco mil metros. Péssimo indício para a futura era Pré Sal....

Menor no crime: dos males, o maior

Na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande Sul, aconteceu na última sexta-feira um fato que mostra de forma irrefutável como o Código Penal Brasileiro estimula de forma escancarada a impunidade: apenas um dia antes de completar 18 anos, um menor de idade apresentou-se à Polícia, acompanhado da mãe, para se entregar, depois de cometer cinco assassinatos, sendo que um dos crimes envolveu a morte de um casal diante do filho, que também foi atingido mas escapou.
A estratégia do bandido, avalizada de forma imoral pela própria mãe, foi a de apresentar-se ainda na menor idade para, em vez de pegar uma justa punição de décadas de cadeia, receber como pena apenas dois ou três anos num Centro Sócio Educativo, como se o seu crime tivesse sido o de roubar algo e não o de tirar a vida de de cinco pessoas, de forma absolutamente  cruel.
Por mórbida coincidência, nessa mesma cidade gaúcha, há alguns anos, outro menor usou o mesmo estratagema: depois de assassinar, pasmem, 12 pessoas, entregou-se à Polícia antes de completar 18 anos e recebeu o tremendo “castigo” de ficar dois anos em insitutição semelhante à já citada. 
Não é à toa, portanto, que menores de idade são cada vez mais utilizados pelo crime organizado para a prática dos mais diversos delitos, posto que jamais enfrentam punição pesada. De há muito o Brasil deveria ter abandonado esse paternalismo nocivo e demagógico e adotado leis severas para quem pratica crimes graves, qualquer que seja a idade. Funciona assim na maioria dos países, inclusive nos do chamado Primeiro Mundo.
Aliás, em relação às crianças e adolescentes, as leis brasileira são patéticas: eles não podem trabalhar, mas podem  matar e ficar praticamente impunes. Enquanto isso, as centenas de leis e instituições voltadas (sic) para tirar essas pessoas da droga e da mendicância, para lhes dar alguma vida digna desde o início da sua formação, são inócuas.
Mas, o que fazer? Em Brasília, os parlamentares estão por demais ocupados em brigar por ministérios e outros cargos que lhes deixem com as mãos nos cofres públicos e nada, absolutamente nada fazem para mudar as leis e contribuir a fim de que se dê um basta na violência terrível que assola o País.
Entra governo, sai governo, e nada muda nas leis nem na segurança pública de um modo geral. A coisa é de tal form acintosa que nos faz desconfiar de que existem pessoas nos três poderes comprometidas com o o crime organizado.

A triste sina
dos prefeitos (I)
Noticia-se que 90% das prefeituras da Bahia estão falidas. E aí, volto à mesma tecla: por que, então, tanta gente luta tão avidamente para ser eleita e fazer este enorme sacrifício dse passar quatro ou oito anos se estressando com cofres vazios e sem condições de cumprir as mínimas obrigações do poder público municipal? Um mistério? Pois sim!

A triste sina dos prefeitos (II)
Ah, mas eis que vejo uma notícia que pode eslareceu algumas dessas falências municipais: em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, a prefeitura gastou R$ 60 mil com a compra de flores em 2011. O contrato 100/11, assinado em 26 de setembro, previa que Magda Regina Medeiros dos Santos Ramos forneceria flores por um ano “para os diversos eventos” que acontecem na Secretaria de Educação do município.  A prefeita Maria Maia (PMDB), como se vê, possui exagerada vocação para o paisagismo.

E por falar
em cidades...
Deu no site Bahia Notícias: “Em ano eleitoral, qualquer obra ou intervenção é objeto de intensa disputa entre vereadores. Um episódio ocorrido na Rua Wanderley de Pinho, em São Caetano, ilustra bem tal tipo de acontecimento. Os legisladores Moisés Rocha (PT) e Sabá (PRB) brigaram pela paternidade de um recapeamento asfáltico.” Seria ótimo se este tipo de disputa atingisse os 90% de vias de trânsito semi-destruídas da sofrida capital baiana.

Frase:
“O criminoso, no momento em que pratica o seu crime, é sempre um doente.” 
(Dostoievski, autor do clássico “Crime e Castigo”)

Censura à 
internet (I)
Não vai demorar muito para o Brasil entrar no rol dos países que censuram informações pela internet. Muitas tentativas têm sido feitas, se forma submilinar. Mas enquanto ainda escapamos da mordação virtual, vejamos como está o quadro no mundo: aproximadamente 25% da população mundial vive em países que censuram a web, tecnologia de comunicação que os governos autoritários tanto temem, por motivos óbvios. Quase 1,7 bilhão de pessoas moram em países que a organização Repórteres Sem Fronteira considera inimigos da internet. 

Censura à 
internet (II)
De acordo com a notícia divulgada na última sexta-feira, “a lista de 2012, recém-divulgada, traz dois novos integrantes:  Barein and Belarus. Eles se juntam ao clube formado por Mianmar, Cuba, Irã, Coreia do Norte, Arábia Saudita, Síria, Turcomenistão, Usbequistão, Vietnã e China. Esta última, com ajuda de companhias ocidentais, criou uma muralha digital (o famigerado Great Firewall of China) que filtra a navegação de mais de 1,3 bilhão de internautas.” Vade retro!

Nem saúde, nem
segurança
Dois médicos residentes foram assaltados dentro do Hospital Federal do Andaraí, no Rio de Janeiro, enquanto davam plantão. Segundo a Polícia Militar, as vítimas do roubo contaram que um homem foi até a sala dos médicos, por volta das 21h30m. Armado com um revólver, anunciou o assalto. O ladrão levou pertences pessoais como relógios, cartões e dinheiro. Sem comentários.  


1 ILHÉUS - O Centro de Convenções de Ilhéus pode ganhar um pavilhão de feiras e exposições. Durante encontro com o secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, o empresário Hans Schaeppi apresentou o projeto, que estava arquivado há 11 anos.

2  MÃES - A Faculdade Dom Pedro II,  em parceria com o Shopping Piedade,  oferece este mês, gratuitamente, serviços de saúde em comemoração ao Dia da Mulher. Mais informações: (71) 3418 – 7268.

3 MÍDIAS - O projeto de Formação em Audiovisual Contemporâneo e Mídias Locativas (FACMIL), no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) até agosto, promove nesta terça-feira o primeiro Encontro Formativo, com o tema O audiovisual e suas possíveis linguagens. Das19h às 21h, no Cinema do MAM.

4  FECHINE – Rir ainda é um bom remédio: o Padaria apresenta Renato Fechine, toda terça-feira, a partir das 21h, com o espetáculo “Só acontece Comigo”. 

Nenhum comentário: