sexta-feira, 23 de março de 2012

Feira de Santana poderá perder aeroporto.


*Eduardo Lobo
                                                          
A Princesa do sertão não vai chegar a Rainha! A Agência Nacional de Aviação Civil Anac)) solicitou na quarta-feira passada (21) parecer técnico sobre a possibilidade de continuar com as obras do tão esperado aeroporto de Feira de Santana. Foi informado a ANAC que está em construção um aterro sanitário de grande porte dentro da área de segurança do aeroporto. A construção de um novo aterro sanitário pela empresa Viva Ambiental poderá parar todas as obras e impedir o funcionamento do aeroporto de Feira, afirma funcionários da agencia.

O aterro sanitário que está sendo construído pela empresa Viva Ambiental solicitou neste mês licença ao INEMA para operar em grande porte o que impede a reforma e operação do aeroporto de Feira de Santana. O local fica dista 8 a 9 km, e a ANAC afirmou que não vai liberar os vôos por causa dessa distância pois a resolução do CONAMA não permite uma distancia menor que 20 quilômetros no caso de aeroportos que funcionam por instrumentos.

Nossa reportagem procurou o Secretário de Serviços Públicos que tem dois cargos na prefeitura acumulando também o de o presidente da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos Municipais Concedidos (Arsepuc), Alexandre Monteiro, que não quis se manifestar sobre o assunto.

No ano passado o Prefeito recebeu a Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que na época havia autorizado a modificação de características do aeroporto da cidade, ou seja, autorizou a construção de terminal de passageiros, conforme termos da resolução nº158, e fez a primeira licitação para iniciar as obras.

A prefeitura de Feira de Santana tem que saber o que é melhor para a Cidade, se a construção de um novo aterro ou um aeroporto com voos diários para todo o Brasil.

*Eduardo Lobo - jornalista ( [email protected])

Nenhum comentário: