quarta-feira, 14 de março de 2012

'Supercentenário' brasileiro faz sucesso nos EUA

LaPallo não ingere carne vermelha
Alegando ter 110 anos, Bernando LaPallo Júnior aparenta algumas décadas a menos. Os cabelos pretos, a lucidez e a grande disposição chamam a atenção de todos. Já a pele perfeita, viçosa e sem rugas conquista admiradores e, ao mesmo tempo, causa inveja aqueles que gastam fortunas com cremes e tratamentos estéticos e não conseguem resultado semelhante.

Apesar de não ter mais sua certidão de nascimento, LaPallo conta que nasceu em 1901 em Vitória, no Espírito Santo. Ele decidiu revelar ao público sua receita de jovialidade com a publicação do livro: Age Less, Live More - ainda sem data de publicação no Brasil - em que atribui sua saúde e longevidade a uma dieta alimentar restrita e a outros hábitos de saúde naturais e alternativos.
Bernardo (arquivo pessoal)Por conta do livro publicado há pouco mais de três anos, ele também tem feito vídeos com suas receitas culinárias favoritas, ministrado palestras em unversidades americanas sobre os segredos de sua vitalidade e dado consultoria sobre alimentação.

A receita dele é simples. "Sigo uma rotina diária: faço uma caminhada logo depois de acordar, tomo café da manhã com uma xícara de chá verde, duas fatias de pão integral com manteiga de amendoim e mel. Depois, tomo banho e passo azeite de oliva no rosto e no corpo", revelou à BBC Brasil. "No almoço, como uma sopa de cevada com cereais, pão integral e dois copos de água. Às 16 horas, preparo o meu jantar: uma salada, chá e alguns vegetais."

Lapallo não consome carne de vaca, frango, porco, leite ou derivados. Mas come peixe três vezes por semana, em pequena quantidade, cerca de 120 gramas cada vez. De acordo com ele, “é muito importante não comer demais, porque a digestão de grandes quantidades representa um consumo de energia muito grande pelo organismo.”
"Se você cuidar bem do seu corpo, ele cuidará de você"
Legumes, frutas, sopas, sucos, peixe e uma dieta orgânica geral compõem a base de sua alimentação. De acordo com ele, alho, azeite de oliva, canela, chocolate e mel são os cinco alimentos-chave que o mantém saudável. Ele também bebe muita água durante o dia e gosta de um suco feito com maçã, couve e ervas. Não come fast food, não bebe álcool ou fuma.

De Mesa, no Arizona, onde vive desde 2004, ele diz que outro ponto importante é se alimentar em horários regulares. "Assim, todo o corpo pode funcionar melhor. Se você cuidar bem do seu corpo, ele cuidará de você", assinalou. Além de leitor voraz, ele mantém o cérebro afiado fazendo palavras cruzadas e jogando damas. (Leia matéria completa no BBCBrasil)

Nenhum comentário: