segunda-feira, 26 de março de 2012

Alex Ferraz

OUSADIA
Realmente, a violência em Salvador está assaz democrática. Nem só o cidadão comum é alvo dos bandidos, que zombam da Polícia. Um secretário de Estado, como se noticiou, teve sua casa invadida por bandidos, que fizeram a limpa, no início da manhã de um dia útil. É isso aí...

O mito da boa aparência

O caso da chamada gangue das loiras chamou a atenção da parte (ainda) pensante da população para a forma altamente preconceituosa com que órgãos de segurança e seus agentes, incluindo a segurança privada,e a própria mídia enxergam os suspeitos, para não falar nos que atendem em balcões de lojas e bancos. Gente de “boa aparência” (leia-se; branca, “bem vestida” e bem falante) é considerada a priori como honesta, enquanto os que se vestem mais à vontade, são negros ou mulatos (considerada “má aparência”) são vistos a priori sob o olhar da suspeita.
Foi assim com a tal gangue das loiras, com mulheres que debocharam de vendedores de balcão usando cartões de crédito roubados e surrupiando quase tudo das vítimas que caíam no esparro da boa aparência.
Observem na TV. De Datena aos nossos apresentadores locais, é muito comum ouvirmos a expressão “mas uma mulher bonita, charmosa, como é que pode ser bandida?” Ora, senhores, e por acaso bandidagem tem cor ou outras características pessoal ou de vestir? Quantos são os engravatados que nos roubam diariamente no processo de deslavada corrupção neste País? Dá para comparar o que surrupiam com o que leva o ladrão de galinhas maltrapilho?
De mais a mais, não interessa mesmo a aparência de quem lesa o próximo ou mata: seja ele negro, branco, maltrapilho,”bem vestido”, todos merecem a punição de rigorosa da lei. Mas não é assim que funciona, infelizmente, pelo menos no quesito da suspeição.
Ah, só para completar: experimentem tentar entrar numa agência bancária vestindo bermudas, usando camiseta e óculos escuros. 
Imediatamente o “detector de metais” (grossa mentira, pois não há detector nenhum, e sim um sujeito que olha para o cliente e decide se permite a entrada ou não) trava a porta. Volte em casa, vista uma camisa social (se puser paletó e gravata, então, a coisa fica maravilha), uma calça sofisticada e tente de novo. Entrará sem qualquer empecilho, mesmo que carregue sob a roupa uma metralhadora. 
É isso aí: enquanto a idiotice do preconcetio reinar, a “boa aparência”
poderá fazer muito, muito mais vítimas na violência.

Parabéns
à Federal (I)
Congratulações à Polícia Federal pela investigação e prisão dos imbecis de Curitiba que pregavam ódio às mulheres, gays, negros, judeus e articulavam um atentado nazista em Brasília, a uma universidade.
Essa gente tem que mofar na cadeia. Não dá para ser democrático nem tolerante com doentes intolerantes. Nesse ponto, estou ficando cada vez mais radical. Vamos enterrar Hitler de vez!

Parabéns
à Federal (II)
E por falar em parabéns à Polícia, destas modestas plagas tropicais quero registrar meu sentimento de gratidão e júbilo diante da ação da polícia francesa, que encuarralou o terrorista que matava judeus e negros.
Uma ação pefeita e que resultou, felizmente, na morte do indivíduo. Um a menos.

Prestem muita
atenção!
Não devem passar despercebidas as palavras do agora deputado Romário, ex-craque de futebol, sobre a Copa de 2014.
Ele advertiu que está havendo um esquema para forçar “obras emergenciais”, que dispensam licitação por causa da urgência, o que deverá provocar, segundo o ex-jogador, “uma das maiores roubalheiras já vistas em eventos deste tipo no País.” Particulamente, não tenho a menor dúvida. E aplaudo a coragem de Romário.

Armadilhas
terceirizadas (I)
São cada vez mais comuns os casos de atraso de salário e de abandono total do empregado por parte de empresas terceirizadas que prestam serviços a órgãos públicos. Consta que 70% dos processos na Justiça do Trabalho na Bahia, hoje, referem-se a funcionários de tais empresas.

Armadilhas
terceirizadas (II)
Na verdade, o esquema é bem claro: o sujeito monta uma empresa de terceirização de mão de obra, cobra uma fortuna por “cabeça” no contrato com o órgão público, paga uma micharia ao empregado e, a certa altura, decreta falência (quando se dá a esse trabalho!) e some com o dinheiro, deixando os trabalhadores na miséria. Uma falta de vergonha, mas que funciona. E como!

Um território sem lei
Assim está o aeroporto de Salvador, no que tange ao serviço de táxi. Taxistas clandestinos continuam abordando, até de forma agressiva, passageiros que desembarcam, contrariando escancaradamente a norma que só permite o trabalho de profissionais credenciados naquele local.
Impedi-los, quem há de? Que força misteriosa possuem? Hum...


1 ELEIÇÕES - O TRE-BA sediará nos dia 29 e 30 próximos o 4º Congresso Regional de Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs), reunindo especialistas do País em torno da temática eleitoral. No auditório do TRE-BA,  no CAB.

2 NAMÍBIA - O texto da peça teatral “Namíbia, não!”, de Aldri Anunciação, foi editado em livro que será lançado no dia 29 próximo, a partir das 19 horas, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), após participação do autor no projeto Conversas Plugadas.

3 DESCONTO - O Clube de Desconto do Servidor acaba de fechar mais dois novos contratos, totalizando 190 empresas parceiras.  Agora, os trabalhadores do serviço público estadual têm desconto especial para lavar suas roupas na lavanderia 5àSec e cuidar do bem-estar pessoal na Rigiane Estética.

4 PREVIDÊNCIA - Servidores estaduais que atuam na área de recursos humanos receberão orientação especial sobre temas relacionados à previdência estadual durante o XVII Encontro O Dia a Dia da Previdência, no próximo dia 28, a partir das 14 horas, no Salão Azul da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

Nenhum comentário: